Administração municipal cancela a 1ª Expo Anita e 8ª Festa do Migrante
Bicentenário de Anita Garibaldi, uma mulher à frente do seu tempo
A guerreira que empresta seu nome ao município de Anita Garibaldi, Anna Maria de Jesus Ribeiro, que depois se tornaria Anita Garibaldi, nasceu no Sul de Santa Catarina e transcorreu sua vida na primeira metade do século XIX, época em que o Brasil obteve sua independência de Portugal e na qual ocorreram lutas que determinaram o tipo de ordem política e social que iria vigorar pela maior parte daquele século no país.
Ela se envolveu diretamente nos acontecimentos da Revolução Farroupilha, quando foi proclamada a República Catarinense (ou Juliana), em1839, na cidade de Laguna, onde ela vivia. Foi nesse momento que Anita iniciou sua trajetória com Giuseppe Garibaldi que somente terminaria com a morte dela quase uma década depois, na Itália, em meio às lutas para sua unificação.
Em 30 de agosto de 2021, os povos catarinenses, brasileiros e italianos celebraram o Bicentenário de nascimento da Heroína dos Dois Mundos, que marcou época e deixou registrado na história o seu nome, pela bravura, heroísmo e a força da mulher.
Inúmeras homenagens, eventos e ações foram e estão sendo realizadas para celebrar a data. O governador Carlos Moisés destacou que Anita Garibaldi é um ícone de Santa Catarina, do Brasil e também do continente europeu. "Anita foi uma guerreira, uma mulher, mãe e companheira que mostrou que estava muito à frente do seu tempo e resgata, além da história, as grandes batalhas e a importância da mulher no cenário estadual e nacional.
O governador Carlos Moisés instituiu o Ano Comemorativo do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi por meio do Decreto 1.173/2021. Desde 2019, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) vem trabalhando na preparação das programações que marcam este ano.
Além de todas as homenagens, no dia 30 de agosto, os Correios lançaram um selo em homenagem a heroína. A arte do selo, de José Carlos Braga, conta com uma composição de Anita Garibaldi em suas múltiplas facetas: a mulher, a guerreira, a mãe. Há também desenho de uma rosa, símbolo de Anita. Foram usadas três cores que em conjunto com a cor do papel representam o Brasil, país de nascimento da heroína e, Itália, que a reconhece e a seu companheiro Giuseppe Garibaldi como heróis responsáveis pela unificação daquele país. Ao todo serão confeccionadas 120 mil unidades do selo.
"É mais uma justa homenagem feita para a nossa heroína e que têm uma relação interessante com a história de Anita, já que muito do que sabemos sobre sua vida ficou preservado em cartas escritas ou ditadas por ela", comenta o presidente do CulturAnita, Leo Felipe Nunes. Antes, Anita foi homenageada com selos em 1967 e 1971.
Na terra que leva seu nome, Anita Garibaldi, as comemorações acontecem no dia 6 de setembro com o Sarau Cultura e no dia 7 de setembro com uma cavalgada e posteriormente, apresentações culturais em frente a prefeitura municipal.
Deixe seu comentário