logo RCN

Canola muda a paisagem de Campo Belo do Sul

A canola está proporcionando uma mudança no cenário de Campo Belo do Sul. Produtores associados da Copercampos investiram na cultura que apresenta grandes extensões no Rio Grande do Sul.

 

 

 

A canola está proporcionando uma mudança no cenário de Campo Belo do Sul. Produtores associados da Copercampos investiram na cultura que apresenta grandes extensões no Rio Grande do Sul.

O clima propício para o cultivo da canola em Campo Belo do Sul motivou o plantio e agora, momento de floração da oleaginosa, o produtor Irineu Reinoldo Deuner espera uma boa colheita.

Em algumas áreas, a geada trouxe incertezas aos produtores, pois o fenômeno aborta a floração da canola. Deuner explica ainda que o período de seca também prejudicou, porém a experiência de plantar uma outra cultura de inverno é valida.

"Nós estamos tendo a experiência em cultivar a canola para ter mais uma opção de cultura para nossa região. O custo de produção da canola é menor que no trigo e esse foi um fator que facilitou ao plantio. Estamos aqui no município fazendo uma rotação de plantações de inverno diferenciada e esperamos colher um bom grão", comenta Deuner. O preço de comercialização da canola é indexado pela soja, cotada em média a 10% a mais que a oleaginosa mais conhecida.

A evolução nos conhecimentos da pesquisa está permitindo a expansão do cultivo da canola no Brasil, com crescimento de aproximadamente 50% na safra 2010, chegando aos 45.900 hectares.

O gradativo domínio das técnicas de colheita pelo produtor tem sido o principal fator de sucesso na produção. Para o produtor, a assistência técnica da Copercampos e a busca de atualizações sobre o manejo correto da cultura são fundamentais para o sucesso na produção da canola, assim como em outras culturas.

"É um aprendizado para nós e também para a Copercampos. Somos os primeiros associados a investir na plantação da canola e esperamos obter um bom resultado", ressalta.

O associado Irineu Reinoldo Deuner plantou duas variedades de canola, uma mais precoce que a outra, e de acordo com o produtor, é preciso também plantar mais cedo. "Nós enfrentamos um período de chuvas e por isso atrasamos o plantio, porém se anteciparmos um pouco o momento de plantar, evitaremos prejuízos com geadas e assim teremos mais produtividade", finaliza.

 

Projeto ?Oficinas de Fitoterápicos? foi selecionado para apresentação em Congresso de Florianópolis Anterior

Projeto ?Oficinas de Fitoterápicos? foi selecionado para apresentação em Congresso de Florianópolis

Escolhidos os novos Conselheiros Tutelares de Anita Garibaldi Próximo

Escolhidos os novos Conselheiros Tutelares de Anita Garibaldi

Deixe seu comentário