logo RCN

Contrato para a execução de trecho da SC 390 já foi assinado

Na semana passada, o Governo do Estado assinou o contrato com o consórcio de empresas que fará a restauração da SC 390, trecho que liga a BR 116 a Campo Belo do Sul.

 As empresas já estão fazendo o levantamento topográfico do trecho de 32 quilômetros. Essa etapa servirá como base para o inventário florestal dos pontos onde as curvas serão corrigidas ou eliminadas. Posteriormente, o relatório será encaminhado para a Fundação do Meio Ambiente (Fatma), que analisará a documentação, autorizando a supressão de plantas nativas e exóticas.

“Várias etapas já foram vencidas, e as obras estão mais perto de começar. Sabemos que a população está ansiosa para ver as máquinas na pista, mas a lei determina o cumprimento de um cronograma extenso, que precisa ser respeitado”, diz o Secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro, que tem trafegado constantemente pela rodovia para acompanhar de perto ações do Governo nos municípios abrangidos pela SDR. “Tráfego na estrada de duas a três vezes por semana, e as condições ruins são notáveis. A Região dos Lagos merece essa obra, e ela vai acontecer”, conclui Gabriel Ribeiro.
O Departamento de Infraestrutura (Deinfra) prefere não estipular um prazo para o início do recapeamento da camada de asfalto, mas a assessoria informa que a assinatura do contrato com as empresas representa um avanço significativo no processo. “Pode-se dizer que os trabalhos já começaram, uma vez que o levantamento topográfico está sendo feito”, informa o órgão.
 
Burocracia atrasou o processo
 
Pode-se dizer que o processo de restauração do trecho iniciou no final de 2011, quando o governador Raimundo Colombo autorizou a execução do projeto geométrico, orçado em mais de R$ 1 milhão. A licitação durou três meses, e a empresa vencedora levou 120 dias para concluir o projeto preliminar e mostrá-lo a população. As consultas públicas foram realizadas em agosto do ano passado. Depois disso, o projeto foi concluído. 
Iniciou-se então a análise de impacto ambiental, concluído no último mês de dezembro. Em fevereiro de 2013, em Capão Alto, Colombo lançou o edital para a contratação do serviço. O Governo estipulou um prazo otimista de cem dias, que seria cumprido caso nenhuma empresa entrasse com recurso. Isso não aconteceu, e o processo acabou atrasando. Em visita recente à Região dos Lagos, o governador disse lamentar o fato de haver frentes que se aproveitam das fragilidades do sistema para se beneficiar.
Rotary entrega agasalhos a famílias anitenses Anterior

Rotary entrega agasalhos a famílias anitenses

Detentos concluem ensino  fundamental em Anita Garibaldi Próximo

Detentos concluem ensino fundamental em Anita Garibaldi

Deixe seu comentário