No sábado (17) a Escola Estadual São Paulo de Tarso de Pinhal da Serra realizou a primeira Feira do Artesanato, a qual faz parte do projeto Escola Aberta
Acolher a comunidade em um espaço público e oferecer atividades de lazer e entretenimento contribuindo com a formação cidadã, além de promover a autoestima, conhecimento e fonte de renda são algumas propostas oferecidas pelo Programa Escola Aberta para Cidadania, realizada na Escola São Paulo de Tarso no município de Pinhal da Serra.
O projeto vem sendo desenvolvido há mais de um ano e já beneficiou centenas de moradores do município, envolvendo desde crianças a adultos e com perspectiva de ampliação para grupos da terceira idade.
O Programa funciona aos finais de semana, sábados e domingos no período vespertino e oferece oficinas de esporte, inclusão digital, artesanato, pedagógica/letramento e cultural. Para demonstrar um pouco do trabalho realizado pelos oficineiros e a comunidade, no sábado (17) foi realizada a primeira Feira do Artesanato, com demonstração dos trabalhos realizados durante as oficinas e demais trabalhos feitos por pessoas da comunidade.
Durante o evento também foram feitas homenagens às mães, por parte dos alunos, com apresentações teatrais, vídeos, músicas e entrega de flores e doces, além de um sorteio de uma cesta, organizado pelo Grêmio Estudantil da escola.
No evento a representante da 23ª Coordenadoria Regional de Educação de Vacaria, Cassiane Paganella prestigiou a ação e destacou alguns pontos importantes sobre o programa, o qual é realizado a nível estadual e conta com o apoio do governo do estado do Rio grande do Sul. Cassiana enfatizou que o programa é desenvolvido em várias escolas no estado, porém as escolas do interior como a de Pinhal da Serra, sempre se destacam, principalmente no artesanato e no esporte. “Percebemos muita criatividade e pelo pouco tempo de adesão eles estão desenvolvendo um belo trabalho junto a comunidade, que demonstra muita participação, e este programa visa isto, trazer a comunidade para dentro da escola”, enfatizou a coordenadora.
As participantes das oficinas de artesanato demonstraram muita satisfação em poder participar do projeto e apresentar a comunidade os trabalhos desenvolvidos, os quais vão além da criatividade e ainda contribuem com a preservação ambiental, pois muitos deles utilizam a reciclagem como fonte de material.
O Programa Escola Aberta para Cidadania acontece nos sábados e domingos a partir das 14h e toda a comunidade pinhalense está convidada a participar.
Deixe seu comentário