Aluna de Celso Ramos conquista Medalha Honrosa no 19º Concurso de Redação de Machadinho
Cuidado com o Golpe do Falso Advogado
Nos últimos meses, golpistas fizeram vítimas em municípios da região. Com informações detalhas de ações judiciais, os golpistas entram em contato se passando pelo advogado e solicitam depósitos judiciais, pagamentos de custas processuais e honorários de maneira fraudulenta, pagamentos principalmente via pix.
Só em 2025, mais de 14 mil denúncias foram registradas em 21 estados e no Distrito Federal e uma força tarefa de divulgação e informação está sendo realizada pela OAB de Santa Catarina, para evitar novos casos e evitar os prejuízos de cidadãos e do trabalho dos advogados.
No dia 23/10, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), por meio do CyberGAECO, e a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) deflagraram a Operação FakeLaw, no âmbito de Inquérito Policial instaurado pela DIC de São José/SC. Durante a operação, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Aquiraz, Eusébio e Fortaleza, todas localizadas no estado do Ceará. A investigação teve como objetivo combater a atuação de um grupo criminoso especializado na prática reiterada de estelionatos qualificados, por meio do golpe virtual conhecido como “Falso Advogado”.
A investigação apurou que os envolvidos, daquele estado, levantavam informações verdadeiras sobre Advogados catarinenses em ambientes virtuais, especialmente por meio de vazamento de dados. Com as informações sobre processos judiciais e clientes desses escritórios, contatavam as vítimas, informando sobre um possível “ganho de causa”, as quais, mediante engano, eram induzidas a realizar transferências sob o pretexto de que os valores poderiam ser liberados judicialmente.
Golpes registrados em municípios da Região dos Lagos
Advogados que atuam em municípios da Região dos Lagos, destacam que já tiveram clientes que foram lesados pelo golpe, além do “tradicional celular clonado”, essa prática de se passar pelo advogado, tem se tornado comum. Vale ressaltar que quem tem algum processo em andamento ou já julgado e receber ligações, mensagens de texto ou através de whatsApp, com conteúdo que visa facilitar algum ganho de causa que exija a transferência de valores, desconfie, entre em contato com seu advogado através de ligação por meios tradicionais, certifique-se da veracidade das informações, do número do seu advogado e nunca realize transferências se a total certeza.
Para reforçar a segurança da sociedade, a OAB/SC lançou a plataforma ConfirmADV, que permite verificar se a pessoa está regularmente inscrita nos quadros da advocacia.
Desde abril deste ano, a ferramenta já recebeu mais de 22 mil acessos e identificou mais de 5 mil tentativas de fraude.
Esse golpe faz vítimas e atrapalha o trabalho da advocacia.
Deixe seu comentário