logo RCN

Desafio do envelhecimento

 Enquanto a França demorou 120 anos e os Estados Unidos levaram 70 anos para duplicar a população de idosos, no Brasil este processo acontecerá em menos de 20 anos: de 2011 a 2023. Hoje, 10% da população do país tem 60 ou mais anos de idade. Nos próximos 20 anos, o número chegará a 19% e, em 2050, crescerá para quase 30%. Nos últimos 50 anos, as despesas com saúde cresceram acima do PIB nos países da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico. Nos Estados Unidos, passaram de 5,1% do PIB, em 1960 para 15,2% em 2008.

Idosos recorrem mais aos serviços de saúde, utilizando os de maior complexidade e mais dispendiosos. O Brasil tem, portanto, um problema a equacionar no universo da saúde: o financiamento dos planos de saúde dos idosos. As normas dos planos estabelecem um pacto entre gerações: o preço é um pouco maior do que o custo médio das faixas etárias abaixo dos 59 anos para que possa ser menor para os idosos. Mas para sustentar, é necessária certa proporção de jovens para cada beneficiário maior de 59 anos. Em breve, não há jovens em número suficiente para subsidiar os planos de tantos idosos que existirão. 
O desenvolvimento tecnológico aumenta a precisão dos diagnósticos, reduz sofrimentos e prolonga a vida. No entanto, deve obedecer à comparação de seu custo-efetividade e das possibilidades econômicas da sociedade. Parte do aumento dos custos deve-se ao crescimento das doenças crônicas. O retorno a hábitos saudáveis pode conter a epidemia de obesidade e suas doenças. É importante estimular as pessoas a assumirem responsabilidades com sua própria saúde. 
No Brasil, a transição demográfica acontece de forma acelerada. Não se pode esperar que adaptações progressivas sejam suficientes para equacionar os desafios que decorrem dessa profunda mudança. Medidas drásticas serão necessárias e, quanto mais tardarem, mais soluções sustentáveis para a nova realidade que atingirá a todos.
Os idosos são dignos do mais profundo respeito. Respeite os idosos para não ser desrespeitado quando você ficar velho.
 
Referência:
CECHIN, José. Desafio do envelhecimento. Diário Catarinense. Florianópolis, 12 de novembro de 2011.
 
Uma viagem que relembra os antepassados Anterior

Uma viagem que relembra os antepassados

Próximo

Pedágio Ecológico. Participe!

Deixe seu comentário