Resgatando a cultura, conhecer lugares maravilhosos e aproveitar o frio da Europa, foi o que fez o grupo formado por vinte pessoas das cidades de Anita Garibaldi, Celso Ramos e Campos Novos, passaram vinte dias de aventura, percorrendo diferentes cidades da Itália.
O grupo partiu no dia 26 de janeiro com retorno no dia 17 de fevereiro, e ficou hospedado na cidade de Florença, conhecida pela sua inquestionável riqueza artística. Entre os locais visitados estiveram as montanhas nos Alpes, em um belíssimo passeio de teleférico, e Motosnow. A noite, jantar com fogueira, com a muita neve e vinho.
Visitaram a charmosa comunidade de San Gimignano, com uma arquitetura medieval praticamente intacta. Estiveram em Verona, na região do Vêneto, famosa pelo romance e o desfecho trágico de Romeu e Julieta. A magnífica Veneza não poderia ficar de fora do roteiro com o encanto das ruas e canais que a torna única no mundo. Visitaram os monumentos de Pisa, que desafiam o tempo e a gravidade, a região de Siena, cidade medieval em que ocorre a famosa e disputada corrida de cavalos (Palio de Siena), dentre outros lugares e atividades.
A viagem ainda contou com outros momentos de muita descontração e gargalhadas, regadas a vinhos típicos para degustação, na vinícola no Vale do Chianti, na região da Toscana, e aulas de gastronomia ministradas por chefs italianos, em Florença. Alguns ainda aproveitaram para dar uma voltinha numa Ferrari de verdade, durante a visita do grupo ao museu da Ferrari, em Maranello. Para fechar com chave-de-ouro, os últimos dias foram aproveitados em Roma, nada mais nada menos que o berço da civilização ocidental. Pode ter faltado espaço na mala, mas em compensação não faltou oportunidade para adquirir conhecimento e praticar a língua italiana num dos países mais lindos da Europa.
O grupo é formado na sua maioria por estudantes da língua italiana, o qual tem aulas ministradas pela professora Jussara de Farias Bom de Celso Ramos. A viagem foi realizada através da operadora turística Itália Viagem da cidade de Florianópolis, a qual realiza diversas excursões para a Italia em diferentes regiões e períodos do ano.
O que vale a pena
A viagem foi extraordinária, segundo os participantes, mas os anitenses Fernando Júnior Ambrosio e Roberto Viecelli, podem dizer que a viagem é uma mistura de lazer com aprendizado e emoção, pois tiveram a oportunidade de visitar o local onde a guerreira Anita Garibaldi está enterrada, na província de Roma.
Outro momento marcante para Júnior Ambrosio, foi a visita ao local onde nasceu e está a certidão de batismo de seu bisavô, Giuseppe Ambrosio, o qual partiu para o Brasil dando início à família Ambrosio no país.
“Conhecer a Itália sempre foi um sonho meu. A oportunidade surgiu no ano passado, quando fizemos contato com a Agência Itália Viagens. Realizei meu sonho este ano. Viagem maravilhosa. A Itália é o país das nossas origens, tudo lembra os imigrantes que vieram ao Brasil. Visitamos lugares lindos, mas Roma, na minha opinião foi marcante. Aconselho esta viagem, com certeza será inesquecível.”
Denize Scaraboto – Campos Novos
“A Itália é um país histórico magnífico. Não consigo expressar com palavras a grandiosidade de tudo o que vi. Lá estão preservadas as obras dos gênios que viveram no passado. Conhecer uma parte da Itália é conhecer um pouco nossas raízes. Essa viagem, além de nos trazer muita cultura, proporcionou novas amizades que não serão esquecidas. Foi a concretização de um sonho viver a Itália 2012.”
Eloides Terezinha Matos (Lamoa) – Anita Garibaldi
“Buscar conhecimento, foi o que fez a turma que acaba de chegar da Itália. É tão rica a história que se vê na Itália, cito este país por ter sido o único visitado pela turma, mas muito bem visitado. Posso dizer que enquanto a Europa construía seus maravilhosos templos de mármores coloridos, com tecnologia avançada que até hoje se pergunta como foram erguidas tamanhas colunas de pedra maciça sem ter os equipamentos que hoje dispomos, enquanto isso o gênero humano na terra que se chamaria Brasil ainda andava nu sem saber o que viria surpreendê-los por aqui. Brasil país jovem de 500 anos, Itália histórias do século XIII, XV e outros antes de cristo. Ver com os próprios olhos remete-me aos tempos de escola quando os professores contavam as histórias dos povos romanos, Bárbaros e outros, mostravam fotos das fortalezas, muralhas, Coliseu etc. Isso ficou na memória e hoje renasceu com a presença viva destes monumentos. Felizes os professores que se debruçam sobre os livros, alimentam seus conhecimentos e os transferem para os alunos sem nunca ter visto o que estão ensinando precisamos aproveitar muito bem o exemplo dos europeus facilmente aplicáveis por aqui. Basta trabalhar num plano de conscientização principalmente na acessibilidade pública, não permitindo construir calçadas com degraus, ruas reservadas para pedestres e ciclistas, sinalização com eficiência, lixo e muito mais, com certeza alguma coisa vai mudar após.”
Roberto Viecelli – Anita Garibaldi
Deixe seu comentário