logo RCN

Diversificação na agricultura gera novas rendas

A economia do município há anos atrás era voltada basicamente ao cultivo do milho e feijão, essas eram as principais culturas acompanhadas do fumo. Mas com o passar do tempo eles foram perdendo espaço para as novas culturas

A economia do município há anos atrás era voltada basicamente ao cultivo do milho e feijão, essas eram as principais culturas acompanhadas do fumo. Mas com o passar do tempo eles foram perdendo espaço para as novas culturas como o leite, moranga, uva  e agora a implantação de pequenos frutos como o Mirtilo, Fizalis, Framboesa e Amora.
As pequenas propriedades estão deixando a agricultura tradicional e buscam novos rumos como é o caso do agricultor Valmor Scarmagnani, que durante muito tempo seguiu com a plantação do milho, feijão e fumo mas, segundo ele, essa cultura não gerava mais lucro e com a permanência de suas filhas e genros no campo foi necessário a procura de novas alternativas como fonte de renda e o leite tornou-se o carro chefe da propriedade sendo produzido em média de 300 litros por dia. Valmor conta com a ajuda dos genros Eliones que trabalha com o leite e Ivan que deixou o centro  de Anita Garibaldi, mudou-se para o campo e passou a dedicar-se a agricultura.
A implantação do projeto desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de Santa Catarina, que visa o cultivo de pequenos frutos, trouxe à família uma nova oportunidade de renda. O objetivo desse projeto é proporcionar na produção das pequenas propriedades nova alternativa direcionada a fruticultura, comentou o Técnico Agrícola, Roberto Viecelli. ?Todos os pequenos frutos têm um valor agregado muito alto, variando de 12 a 30 reais o Kg. Eles podem ser consumidos in natura ou através da transformação de sucos, geléias e outros?, frizou Roberto.
No município de Anita Garibaldi a produção ainda é pequena, são dois produtores que cultivam essa cultura  comercializada na região. ?Outros produtores mais adiantados na região de Lages, uniram-se a produtores de Vacaria, garantindo assim a venda para o norte do país e também para a exportação. E esse é o caminho do município de Anita Garibaldi?, comentou Viecelli, destacando que esse é um projeto piloto desenvolvido pela SDR.
Roberto destacou ainda que esse projeto é bem vindo e faz parte de uma nova visão de desenvolvimento regional.
A propriedade do agricultor Valmor Scarmagnani é considerada modelo na região, por ser uma família tradicional trabalha com empenho na agricultura conseguindo bons resultados, sempre pensando na qualidade de vida da família.
Esse projeto de formato experimental visa a adaptação principalmente do Mertilo, fruta originária na América do Norte, é uma planta arbustiva, seu fruto é uma baga que quando maduro adquire a coloração azul arroxeada, de tamanho pequeno e sabor doce-ácido. Esta planta adapta-se bem ao clima temperado. Na propriedade de Valmor foram plantados cerca de 300 pés de cada tipo de fruta.
Segundo o agricultor. ?Estamos na fase de adaptação e além dessas culturas trabalhamos com o PAA - Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal, o mel, plantação de pinus e eucalipto e os derivados do leite, uva e frutas pequenas?.
 

Anterior

AMBIENTE E CONSUMISMO

Temas diversos no 1º encontro de adolescentes Próximo

Temas diversos no 1º encontro de adolescentes

Deixe seu comentário