Entrevista
Acompanhe nessa edição uma entrevista com a educadora Física Aline Horbach e com a fisioterapeuta Bianca Cristina Neves. Elas são responsáveis por programas realizados pela secretaria de saúde no município e falam sobre atividades físicas e os benefícios da caminhada.
Correio dos Lagos: Quais os benefícios da caminhada?
Aline - Podemos começar levando em consideração a saúde mental, pois a caminhada alivia o estresse e afasta indícios de depressão devido a liberação do hormônio endorfina, que causa a sensação de bem-estar. Além de melhorar a circulação sanguínea, pois o exercício dilata os vasos sanguíneos fazendo com que o coração trabalhe mais. Diminui riscos de problemas cardíacos, reduz do risco de desenvolvimento de hipertensão, ajuda no controle do peso, ajuda na construção e manutenção de massa óssea, músculos e articulações, ajuda no fortalecimento de idosos, que se tornam mais capazes de se movimentar sem quedas além de ajudar promoção da saúde e bem–estar psicológico entre vários outros benefícios.
Correio dos Lagos - Qualquer pessoa pode praticar essa atividade?
Aline - A caminhada por ser um exercício de baixa intensidade, pode ser praticado por qualquer pessoa, mais antes de iniciar procure seu médico e em seguida um educador físico que ele fará uma avaliação física para prescrever a atividade de forma adequada ao seu condicionamento físico.
Correio dos Lagos - Quais os perigos para quem só pratica uma atividade física no verão?
Aline - A atividade física deve estar inserida em nosso cotidiano. A prática da mesma somente em uma determinada estação do ano pode por em risco a nossa saúde pois verão é uma estação que exige muitos cuidados especiais para as atividades físicas, principalmente se realizadas ao ar livre. As altas temperaturas, a exposição excessiva ao sol e a busca por resultados imediatos pode provocar sérios problemas como a desidratação, choque térmico,cãibras e exaustão térmica.
Correio dos Lagos - A caminhada ajuda quem quer perder peso?Que outra atividade poderia ser inserida à caminhada?
Aline - Sim. A caminhada junto com uma alimentação saudável é ótima tanto para quem quer perder peso quanto para quem quer manter, pois devido ser uma atividade aeróbica, é o tipo de exercício que predomina a produção de energia pelas vias que utilizam o oxigênio. Atividade de intensidade moderada e longa duração(1 hora) pelo fato de que é com esta duração que os depósitos de glicogênio começam a demonstrar significativas reduções e assim as gorduras tornam-se as mais importantes fontes de energia.Podemos inserir atividades como ciclismo, ginástica aeróbica, hidroginástica, corrida e musculação.
Correio dos Lagos – Quais os perigos para quem faz alguma atividade física sem acompanhamento especializado? Quais os principais acidentes ocasionados a quem não faz atividades físicas corretas?
Bianca - A Atividade física sem acompanhamento especializado acaba sendo um risco em potencial para a nossa saúde. Os principais riscos vão desde o ponto de vista cardiológico às alterações na biomecânica postural e problemas osteomusculares.
Os principais problemas advindos da prática de atividade física sem orientação são as dores musculares, distensão muscular, fadiga, lesão nos ligamentos, lesões nos tendões (desde tendinite até rompimento), bursite dores na coluna, contratura muscular, esporão, problemas articulares e alteração no ciclo da marcha. Do ponto de vista cardiológico, problemas com a pressão arterial e alterações nos batimentos cardíacos.
O maior problema neste aspecto é que as pessoas insistem em acreditar que com elas nunca acontecem estes tipos de problemas e que sabem até que ponto podem ir e acabam causando overtraining que é a condição resultante de se fazer mais exercícios do que seu corpo é capaz de aguentar. Todos corremos riscos e precisamos ter a consciência de amenizá-los, para nosso próprio bem e para nossa segurança.
Correio dos Lagos - Existem programas de caminhada segura para a terceira idade. Já pensaram em lançar algum programa para as pessoas que fazem caminhada no final da tarde, para que elas tenham um acompanhamento especializado?
Bianca - Atualmente estamos fazendo estudos para averiguar a viabilidade e a demanda da participação popular para estender o Programa Anita, Crescer e Envelhecer com Saúde em um horário depois das 18h, no ginásio de esportes, com atividades diferenciadas.
Correio dos Lagos - A pista de caminhada ao redor da lagoa é um local adequado para este tipo de atividades?
Bianca - O local é muito bom, fica próximo a todos os bairros e é de fácil acesso. É um local seguro e quando se trata de uma faixa etária acima dos sessenta anos ou crianças e adolescentes isto precisa ser levado em consideração, pois em caso de emergência temos fácil acesso aos serviços de saúde, além de ficar próximo ao corpo de bombeiros. Não há poluição sonora e nem visual, o que torna o ambiente agradável.
A meu ver seria necessário melhorar o local revitalizando da pista de caminhada com um sistema de poliuretano ou em mantas de borracha natural. O custo é válido pela alta qualidade do produto e principalmente pela otimização dos serviços que já são realizados.No entanto, analisando a questão ambiental, devemos levar em consideração a importância de utilizar áreas pavimentadas em áreas verdes urbanas, pois uma das funções destas áreas é auxiliar na drenagem da água pluvial.
Correio dos Lagos - Muitas pessoas têm o costume de caminhar às margens da SC-458. Qual o melhor local, no asfalto ou na pista?
Bianca - Vou me ater a apenar dois fatores: segurança e periculosidade. Levando em conta estes fatores, na minha opinião, caminhar na pista é melhor. Porém, o artigo 5º da Constituição Federal em seu inciso XV estabelece que: "é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens". Então, respeitando o direito de ir e vir cabe a cada pessoa decidir onde prefere estar. Assim, respeitamos a escolha de cada um.
Correio dos Lagos - Qual a indicação de alguma atividade para quem quer começar a praticar algum esporte. A caminhada é a mais indicada?
Aline - Prescrevo as atividades baseadas nas possibilidades e objetivos de cada indivíduo, visando o bem-estar do praticante. A caminha no geral é a mais indicada devido ser uma maneira fácil de deixa nosso corpo em movimento e exercitar todas as áreas do nosso corpo, pois mantém a saúde em dia, emagrece, faz bem e traz bem-estar que nos permite distrair e passear em novos lugares.
Correio dos Lagos - Quais as orientações que vocês podem dar para quem quer iniciar as caminhadas ou alguma atividade física?
Bianca - Procure inicialmente ser prudente e busque uma atividade que lhe agrade para manter-se sempre motivado e não cair na fase da acomodação.
- Não omita informações sobre a sua saúde durante a avaliação, cada detalhe é importante e representa muito para que seja elaborado o melhor plano para você. Siga sempre as orientações do profissional que lhe está assistindo;
- Use roupas leves e confortáveis além de um bom tênis com amortecedor. Estes tipos de tênis têm um custo elevado, mas são realmente eficazes para prevenir lesões;
- O uso de protetor solar também é importante. Tenha sempre consigo uma garrafa de água;
- Pergunte sempre que tiver dúvidas. Faça questão do profissional perto de você. Participe e seja ativo durante a aula. Questione as reavaliações;
- Não faça exercícios em jejum. Tome os remédios conforme a prescrição de seu médico;
- Respeite os limites de seu corpo e de sua faixa etária;
- Faça alongamento e aquecimento antes e depois das atividades físicas;
- Superar-se e vencer limites é diferente de colocar-se em risco;
- Tenha como foco a busca pelo equilíbrio físico e mental.
Correio dos Lagos - Vocês gostariam de falar mais alguma coisa que acham importante?
Bianca e Aline - Agradecemos a iniciativa do jornal em trazer o assunto de atividade física e caminhada, esperamos que nossas respostas tenham ajudado as pessoas e gostaríamos de nos colocar a disposição na Unidade Básica de Saúde a todos que tiverem interesse em participar conosco das atividades que desenvolvemos no Programa Anita, Crescer e Envelhecer com Saúde.
Aos participantes do grupo Anita, nosso muito obrigado por confiarem em nós. Gostaríamos que soubessem que temos por vocês mais do que uma relação aluno/orientador e sim de amizade e consideração. A vocês o brinde pelo Anita, Crescer e Envelhecer com Saúde ser o sucesso que é hoje.
Deixe seu comentário