logo RCN

Entrevista do prefeito de Anita Garibaldi Henrique Menegazzo

A entrevista está em destaque na versão impressa do nosso jornal, em circulação nos 9 municípios da Região dos Lagos

Em sua primeira entrevista como prefeito de Anita Garibaldi, Henrique Menegazzo, fez um balanço dos primeiros dias a frente da prefeitura municipal.

No dia 02 de janeiro já se reuniu com parte da equipe para iniciar os trabalhos, organizar a parte burocrática e montar as equipes. Confira a entrevista aqui:

Correio dos Lagos – Como ficou o quadro de secretários do município?

Henrique Menegazzo - No dia 01 de janeiro empossamos a Gabriela Matos como Secretária de Saúde, Ires Fontana como secretária de Educação, Lucimar Zaparolli como secretária de Assistência Social e Wanderlei Corona como Procurador do Município. A Sandra Regina Lima Zanchetti foi nomeada como secretária de finanças nesse início da semana, por ser funcionária efetiva e já ter experiência na área. Nos próximos dias será nomeado como diretor de urbanismo, Claudio Pires, Edinei irá responder pela secretaria de Obras, Não serão secretários mas estarão à frente das secretarias. Pela agricultura Dirceu Dalamico ficará responsável pela pasta. De fora então temos a Gabriela que é da área da saúde e o Wanderlei que é uma pessoa de minha confiança, vamos ter uma equipe que estará atuando na contabilidade para ajudar a organizar a parte contábil e de administração que é o Vanderlei Picinini que tem muita experiência e não vamos nomear secretário de cultura, esporte e turismo por enquanto, temos a Fernanda Xavier que está trabalhando na cultura por estar grávida e irá continuar. O Derci será o diretor do transporte escolar e de nomes por enquanto são esses.

Correio dos Lagos – No final do mês de dezembro, professores concursados foram chamados, como a atual administração está trabalhando com essa situação?

Henrique Menegazzo - Quando eu soube da notícia que eles iriam ser chamados após o término das aulas, fiquei de certa forma espantado, de primeiro momento fui contra a posse deles pós o término das aulas, não a serem chamados pois é um direito deles, mas por responsabilidade, do que viria pela frente. Iniciamos o ano com inchaço da folha que não foi paga, deixou para nós pagar e agora os professores estão à disposição da educação, por não possuírem um ano de trabalho, pensando nisso e para ser um diferencial, a nossa secretária de educação vai fazer uma colônia de férias para receber alunos na creche Anir Dalmora e na escola José Borges, escolas da cidade e esses professores serão convocados para trabalhar nesses dias de atividade.

Correio dos Lagos - Rua Frei Rogério, o que tem a dizer?

Henrique Menegazzo - A ordem de serviço foi dada quando o fórum já estava em recesso, e causou um certo espanto, pois essa licitação está em processo da justiça, mas no primeiro momento pensamos, que bom, iniciamos com  empresa já trabalhando, mas nosso setor jurídico nos chamou e tivemos uma reunião na segunda-feira (6), com o Wanderlei e o David, juntamente com o engenheiro da prefeitura Edson e analisando toda a documentação, Ministério Público  e o que foi feito, viram que por enquanto, acham mais prudente fazer uma suspensão desse processo temporariamente, até ver como está a situação judicialmente. Vamos conversar com o BADESC que é o órgão financiador, para fazer tudo com calma e pé no chão, queremos revisar essa obra, que todos viram que iniciou a toque de caixa, uma obra eleitoreira, com problemas estruturais, na tubulação, bocas de lobo mal feitas, base com pouca qualidade. É uma obra cara, que toda a população está esperando, mas temos que ter responsabilidade para fazer uma obra  bem feita, então vamos revisar o projeto, ver se precisa fazer alguma alteração, se precisar desmanchar, vamos desmanchar para entregar uma obra de qualidade e durabilidade. Então, por enquanto, está suspensa essa licitação, vamos notificar a empresa a não trazer o maquinário, enquanto nós, juntamente com o Ministério Público e o BADESC não avaliarmos, não vamos tomar uma decisão final. Sei que a população está com pressa, nós também estamos, já pedi para molhar a rua, pois sabemos do sofrimento do comércio e moradores. Vamos nos informar se podemos mexer na parte mais crítica do trecho, mas para mexer precisamos de máquinas e estas é um novo problema, mas a população pode estar certa de que estaremos trabalhando para retomar a obra o mais rápido possível.

Correio dos Lagos – Nesta semana foram divulgadas a situação do maquinário entregue pela administração anterior, o que tem a dizer?

Henrique Menegazzo - Uma situação crítica, máquina sem pneu, sem bomba injetora, bomba hidráulica, máquina no cepo, sem roda, fora o desleixo de maquinário e veículos com para brisas quebrado, amassado. As máquinas são velhas de 12 a 14 anos atrás e infelizmente não foi dada a atenção necessária, faltou zelo pelo bem público. No dia 31 de dezembro, as 22h30 da noite ainda estávamos recebendo patrola, caçamba na situação que está lá. Até convido que a população passe no pátio de máquinas para ver a situação. Vamos ter muito trabalho para recuperar, um valor alto e infelizmente é um dinheiro que sai dos cofres públicos que poderia estar sendo investido em outras obras e melhorias.

Correio dos Lagos - Demais ruas da cidade, terão uma atenção especial?

Henrique Menegazzo - Asfalto é modernidade e limpeza da cidade, mas primeiro iremos dar atenção especial para quem não tem nem calçamento. Nossa intenção é continuar asfaltando as ruas do centro que já são pavimentadas, mas de início vamos fazer o calçamento das ruas que não tem.

Correio dos Lagos – Nossa cidade está abandonada, sem limpeza das ruas e calçadas, como será feito esse trabalho?

Henrique Menegazzo - Nossa equipe está reduzida, pois alguns ainda estão de férias. Vamos dar uma atenção em pontos específicos e vamos buscar deixar a cidade mais bonita.

Correio dos Lagos – Já tem acesso ao valor da dívida herdada e a realidade financeira do município?

Henrique Menegazzo - Por enquanto não temos os dados concretos ainda, porém só de folha dos efetivos do mês de dezembro e INSS que não foi pago já passa de R$ 2 milhões, fora as empresas que começam a vir cobrar, o hospital que está desde outubro está sem receber o repasse e mais dez dias ficam sem medicamento, enfim, daqui uns dias temos acesso as contas, a tudo o que está empenhado e não foi pago e notas a empenhar pra conseguir fechar esse montante, mas o valor é alto e isso sem contar com o que iremos gastar para recuperar o maquinário. O índice da folha ainda não temos dados concretos, é preocupante mas em breve queremos divulgar tudo para conhecimento da população. Transparência será uma palavra que vamos utilizar muito na prática para informar a população.

Correio dos Lagos – Como será o trabalho com os funcionários da prefeitura e suas secretarias?

Henrique Menegazzo - Na segunda-feira, já estive na secretaria de obras conversando e escutando as demandas, demos férias para alguns funcionários que tinham férias vencidas, fui na agricultura e equipe está bem reduzida. Nas demais secretarias devo visitar nos próximos dias e na sexta-feira teremos uma palestra para os funcionários que estão na ativa, que irá destacar a parte pública e motivar nossos colaboradores. Será uma oportunidade para falarmos de como será a nossa forma de trabalho, do zelo pelo patrimônio público, bom atendimento, cumprir horários, temos direitos mas temos deveres e vamos trabalhar para o bem da população.

Correio dos Lagos - O que a população pode esperar do Henrique prefeito?

Henrique Menegazzo - Muito trabalho, muita determinação, sempre fui assim na minha vida em tudo o que participei e aqui não vi ser diferente. Vamos correr atrás, sabemos que não é fácil, não existe milagre, não tem salvador da pátria, vamos ter que trabalhar, cortar na carne, não contratar, vamos sofrer críticas, pois sabemos que vai demorar para recuperar, e sabemos que o povo não espera e tem razão, mas por outro lado, recebo mensagens de otimismo, esperança e de pessoas que sabem que vou fazer a coisa certa. Com fé em Deus nossos funcionários vão pegar junto vão comprar a ideia de que estamos aqui para trabalhar para o município e vamos dar o nosso melhor. Pedimos paciência para a população que vamos trabalhar com um quadro de funcionários reduzido e aos poucos vamos trabalhando dentro do que determina a lei para o progresso de nossa querida Anita Garibaldi.

Educação de Anita Garibaldi realizará atividades durante o período das férias Anterior

Educação de Anita Garibaldi realizará atividades durante o período das férias

Homem de 30 anos é preso pela polícia por tentativa de roubo de veículo em Anita Garibaldi Próximo

Homem de 30 anos é preso pela polícia por tentativa de roubo de veículo em Anita Garibaldi

Deixe seu comentário