Festival Cultural Campo & Arte resgata tradições serranas e mobiliza a comunidade de Capão Alto
Epagri promove palestra com foco no uso de agrotóxicos em Anita

Na tarde desta quarta - feira (21), a Epagri de Anita Garibaldi promoveu uma palestra voltada ao uso de agrotóxicos, a produção de alimentos sem o uso dos mesmos e maneiras de cultivar uma horta orgânica. A solicitação da palestra surgiu da preocupação de agricultores que fazem parte da Pastoral da Terra e preocupados com o alto uso de agrotóxicos solicitaram a Epagri que organizasse um evento voltado ao tema.
Para falar sobre o assunto, o palestrante Cirio Parizotto, que é engenheiro agrônomo e pesquisador da Epagri estação experimental de Campos Novos e pesquisador em agroecologia foi convidado para repassar informações aos agricultores, estudantes das escolas estadual e municipal e à comunidade em geral.
Cirio destacou que a ideia da palestra foi demonstrar a qualidade dos alimentos que chegam a mesa dos consumidores. "As pessoas têm algumas informações de resíduos de agrotóxicos nos alimentos, mas diria que não sabem a verdadeira profundidade desses resíduos, o risco de consumir esses alimentos. Busquei destacar a qualidade dos alimentos agroecológicos que é muito superior, rico em nutrientes e também mostrei como planejar uma horta agroecológica", comentou Cirio enfatizando que até a década 70 não se usava nenhum agroquímico no Brasil e mesmo assim eram produzidos alimentos sem o uso de agrotóxicos. "Claro que não tinha um rendimento como hoje, mas era possível produzir com qualidade. Hoje temos uma demanda grande de consumidores que buscam por produtos mais naturais. No Brasil teve um crescimento aproximado de 20 a 30% no ano a demanda por produtos agroecológicos e a nossa ideia é fazer um trabalho de conscientização, por isso a importância dos estudantes aqui hoje. Temos conhecimento que Anita já tem um trabalho nesse sentido que vem sendo realizado há alguns anos, mas sabemos também que existe um potencial para que mais agricultores entrem nesse processo", frisou o engenheiro.
A Organização das Nações Unidas - ONU, afirma segundo estudos realizados que 70% das enfermidades dos seres humanos entram via boca e o alimento é o que mais contribui para o surgimento de doenças. "Se a alimentação for de melhor qualidade, com certeza teremos uma melhoria na qualidade de vida das pessoas", conclui Cirio.
A engenheira agrônoma da Epagri local, Nilceia Rodrigues, destacou que a preocupação com a má utilização dos agrotóxicos surgiu dos próprios agricultores e a vinda do pesquisador para repassar as informações é fundamental, uma vez que ele tem um vasto conhecimento e entende dos riscos da utilização dos agrotóxicos. Segundo ela, a ideia é realizar trabalhos voltados ao assunto, sendo um deles o recolhimento de embalagens de agrotóxicos, coleta de lixos recicláveis em parceria com a prefeitura, visando trabalhar mais esses assuntos nas comunidades do interior do município.
O prefeito João Cidinei da Silva esteve presente no evento e falou da importância de esclarecer os agricultores com relação ao uso dos agrotóxicos e os cuidados com o meio ambiente. Ele destacou, também, que após anos sem a coleta de lixo reciclável no interior do município, esse trabalho será retomado. "Em nosso município, praticamente 50% da população está no meio rural, na agricultura familiar e precisamos dar uma atenção especial a essas famílias", comentou o prefeito que deslocava -se a cidade de Blumenau em busca de documentação para a retomada do projeto do Saneamento Básico do município.
O evento contou com a colaboração dos engenheiros da Epagri local Fátima Beatriz Medeiros de Matos e Rodrigo Woitechen.
Deixe seu comentário