logo RCN

Escola e família

 Escola e família: desafios.

A escola precisa virar um espaço de formação também  para as famílias dos alunos.
Os contextos educativos exigem  constantes integração entre família e escola, o que só é possível com diálogo e cumplicidade. O grande problema é que algumas escolas ainda realizam contato com as famílias apenas em dois cenários. O primeiro, é a família sermão. Os  pais são chamados para que os colégios desfiem um rosários de reclamações. No fim, voltam das reuniões achando-se os piores do mundo e sem saber o que fazer diante de tantos problemas. O segundo cenário é a família festiva. Os pais são convidados para inúmeras festas e eventos. Registra-se, porém, que grande parte desses servem apenas para arrecadação financeira e nem sempre tem relação direta com o processo de aprendizagem dos estudantes. 
As instituições de ensino precisam avançar para além destas perspectivas de integração entre os familiares e a escola. Podem ser espaços de qualificação das famílias. Se num determinado momento um problema que o colégio enfrenta é a agressividade dos alunos, por que não fazer um ciclo de debates e encontro de formação entre os pais? 
A escola precisa virar um espaço de formação também para as famílias dos alunos. Sabemos de antemão que as instituições catarinenses contam com profissionais altamente qualificados, que podem compartilhar com os pais os problemas que enfrentam no cotidiano educativo e buscarem soluções em conjunto.
Quando pais e mães se encontram no contexto escolar para refletir, percebem que os filhos não são de outro planeta, pois outras famílias vivem  os mesmos desafios. 
A família precisa ter o direito de opinar, criticar, sugerir, acrescentar e reclamar. Os educadores, na relação com a família, precisam ter humildade e perceber que os tempos mudaram e os pais também. A escola é um dos espaços do saber, não o único. As famílias têm muito a ensinar.
 
FILHO, Lourival José Martins. Escola e família: desafios. Diário Catarinense, Florianópolis, 20 de setembro de 2013.
Sexta-feira de emoções, medalhas e troféus nos Jogos Abertos, em Blumenau Anterior

Sexta-feira de emoções, medalhas e troféus nos Jogos Abertos, em Blumenau

Joalheria e Óptica Pinheiro: uma nova opção de produtos Próximo

Joalheria e Óptica Pinheiro: uma nova opção de produtos

Deixe seu comentário