logo RCN

Esmeraldense é homenageado pelo MP do Rio Grande do Sul

Em solenidade realizada na noite de 2 de junho, o Ministério Público gaúcho homenageou 15 personalidades que prestaram importantes serviços para o desenvolvimento de suas atividades e que também realizaram relevantes serviços à cultura jurídica do Estado. 
A cerimônia de entrega da Ordem do Mérito 2017, nos graus "Grã-Cruz", "Comendador" e "Oficial", realizada no Auditório Mondercil Paulo de Moraes em Porto Alegre, foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça do RS, Marcelo Lemos Dornelles. 
O esmeraldense procurador de Justiça Delmar Pacheco da Luz fez o discurso de agradecimento. Falando em nome dos agraciados, ele abordou o momento atual do Brasil e lembrou que o cidadão comum tem feito sua parte, apesar da corrupção imperar em praticamente toda a sociedade. "É contra isso que as pessoas e instituições sérias precisam lutar, em busca do resgate da decência", pontuou. 
O procurador de Justiça também afirmou que o Ministério Público segue fazendo seu papel, que foi moldado pela Constituição de 1988. "O Ministério Público como instituição nacional, que se aproxima dos 30 anos com seu novo perfil constitucional pode olhar para trás e dizer que vem cumprindo o seu dever", frisou. Ainda sobre a Instituição questionou: "Precisamos melhorar? Com certeza. E permanentemente estamos procurando isso". 
Em seguida, agradeceu a Administração Superior do MP por lembrar dos nomes dos homenageados e disse que dividia a honraria com todos os que estiveram juntos nas jornadas de trabalho. "O trabalho sempre foi de muitas pessoas e a obra feita por muitas mãos", disse. O esmeraldense também discorreu sobre trabalhos relevantes dos homenageados e enfatizou que todos eles também viram o MP crescer e atender, sobretudo, a sociedade. 
Para finalizar, Delmar Pacheco da Luz destacou que essa homenagem é o coroamento da carreira. "São 31 anos de carreira e nunca me desliguei da minha cidade que é Esmeralda, sempre faço questão de dizer que sou esmeraldense", concluiu.
O amigo José Gerpes Paganella enfatiza que Delmar é um orgulho para o município.
Estiveram presentes no evento, além de autoridades estaduais e regionais, a família de Delmar, a exemplo do pai, o ex - prefeito Irineu Nery da Luz, e o atual prefeito do município, Ailton de Sá Rosa.
Delmar foi agraciado com Ordem ao Mérito 'Grau Grã-Cruz'.
Por sua vez, o Chefe do MP iniciou seu discurso citando o filósofo Aristóteles, segundo o qual "a honra não consiste em receber títulos, mas em merecê-los". Marcelo Lemos Dornelles afirmou que a homenagem, em sua gestão, foi pensada sempre levando em consideração o merecimento. "O homenageado tem que se justificar pelo seu trabalho e sua trajetória", reforçou. Adiante, apresentou dados de trabalhos meritórios de cada um dos homenageados e finalizou dizendo estar feliz por laurear, em sua gestão, pessoas que sempre trabalharam pela Instituição. 

Delmar Pacheco da Luz

Natural de Esmeralda/RS. Filho de Irineu Nery da Luz e Geni Pacheco da Luz. Casado com Maria Alice e pai de Marcos e Marília. Ingressou no MP em julho de 1986, exercendo suas funções em Tapejara, Sarandi, Ijuí e Canoas. Foi promovido para Porto Alegre em 1990, onde exerceu a função de Promotor de Justiça da Vara do Juri até 1996. Foi vice-presidente da Associação do Ministério Público nos períodos de 1990/1992 e 1994/1996 e presidente nos períodos de 1996/1998 e 1998/2000. Na sua gestão foi adquirida a atual sede administrativa da Av. Aureliano Figueiredo Pinto. Foi vice-presidente Regional e diretor da Associação Nacional dos membros do Ministério Público. Atuou como professor da FMP e da Escola Superior da Magistratura, promovido a Procurador de Justiça em 1998. Integrou, em diversas oportunidades, o Órgão Especial do Colégio de Procuradores, como membro eleito. Foi coordenador das procuradorias Criminais. No biênio 2009/2011, foi Subprocurador-Geral para assuntos administrativos. Atualmente exerce a função de 27º Procurador de Justiça Criminal.

 

Celebração de Corpus Christi reuniu católicos em Anita Garibaldi Anterior

Celebração de Corpus Christi reuniu católicos em Anita Garibaldi

IV Conferência Municipal de Assistência Social  é realizada em Abdon Batista Próximo

IV Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Abdon Batista

Deixe seu comentário