logo RCN

Estatuto das Micro e Pequenas Empresas é aprovado na Assembleia

Federações empresariais e comerciais de Santa Catarina falam sobre a aprovação e próximos passos sobre o projeto

 Foi aprovado nesta terça-feira (15), o projeto de Lei que institui o Estatuto Estadual da Microempresa, da Empresa de Pequeno Porte, do Microempreendedor Individual e da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Protocolado com regime de urgência na Alesc, o relatório do PLC 003/2014, feito pelo deputado Silvio Dreveck (PP), foi aprovado sem-emendas.

O PLC 003/2014 foi o principal tema abordado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC) nas reuniões de vice-presidência que ocorreram nas regiões Oeste, Norte, Vale do Itajaí e Sul. Aos parlamentares presentes, a federação pediu que os deputados estejam atentos à importância e a celeridade na tramitação do projeto.

Para o presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt, “foi muito importante dar mais este passo na aprovação do projeto que institui o estatuto das micro e pequenas empresas em Santa Catarina. No lançamento da Agenda Legislativa deste ano, pedimos ao deputado Silvio Dreveck, e aos demais parlamentares, que tivéssemos o mais breve possível esta lei no Estado. No âmbito federal, estivemos na semana passada na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde pedimos também a celeridade na aprovação das alterações à Lei Geral”, afirmou.

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) também apoia a aprovação da legislação. De acordo com o presidente da entidade, Ernesto João Reck, “no atual cenário as microempresas, empresas de pequeno porte e os microempreendedores individuais enfrentam uma grande burocracia para abertura e fechamento, tendo que realizar múltiplos cadastros e obter diversas licenças. São, em média, 100 dias para que os procedimentos sejam concluídos, prazo este que poderá ser reduzido para cinco dias com os benefícios que o projeto de lei pretende implantar”, ressaltou. 

Reck disse ainda que “as mudanças também irão incentivar a formalização de empreendimentos, unificando e simplificando o processo de registro, além dos requisitos para a segurança sanitária, metrologia, controle ambiental e prevenção contra incêndios, os quais atualmente são muito rigorosos, considerando-se que a grande maioria destas empresas é de atividade de baixo risco”. 

Já o diretor de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Empreendedor Individual da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Cau Harger, explicou que “esta é a primeira fase do projeto na Assembleia. Ainda assim, é a mais importante, porque julga a legalidade da lei, que dá o aval para os próximos passos. Agora, falta passar pela Comissão de Finanças e por mais duas comissões temáticas. Depois vai à plenária e à votação”.

Cau salientou, ainda, que Santa Catarina está no caminho certo. “Esta lei não foi tirada da cabeça de um político. Está saindo do papel graças ao engajamento de todo o setor produtivo. Foi feita a quatro mãos, com participação de diversas entidades representativas e conselhos de classe que formaram o Fórum das Micro e Pequenas Empresas. Foi criada escutando quem está diretamente envolvido. É uma vitória para os empresários. A pequena empresa deve ser tratada como diferente, e sua regulamentação precisa ser desburocratizada”, esclareceu.

Próximo passo
A matéria segue agora para a Comissão de Finanças e Tributação, presidida pelo deputado Gilmar Knaesel (PSDB). Depois, vai para a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, presidida pelo deputado Mauro de Nadal (PMDB) e, por último, será enviada à Comissão de Economia, Ciência e Tecnologia, Minas e Energia, cujo presidente é o deputado José Milton Scheffer (PP). A expectativa é que o projeto seja aprovado em plenário ainda neste primeiro semestre. A Fecomércio continuará atuando pela aprovação do projeto de lei na Alesc.

A Lei
A intenção da lei é facilitar o dia-a-dia das pequenas empresas e dos microempreendedores nos processos de abertura e fechamento de empresas; de diretrizes para a educação empreendedora; em proporcionar compatibilidade nos requisitos de segurança sanitária, metrológica, controle ambiental e prevenção contra incêndios; na criação de políticas de acesso ao crédito e ampliação das políticas públicas para toda a sociedade.

A entrega do projeto de lei complementar do Estatuto Estadual das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e dos Microempreendedores Individuais de Santa Catarina, foi realizada no dia 11 de março, na Alesc, e contou com a presença do Ministro Afif Domingos.

Anterior

Adjori e Fiesc trazem Ribamar Oliveira para falar sobre Pacto Federativo

Audiência Pública debate aprovação do Marco Civil da Internet Próximo

Audiência Pública debate aprovação do Marco Civil da Internet

Deixe seu comentário