logo RCN

Fazenda Ferradura mantém a cultura e a tradição

A Fazenda Ferradura, de propriedade do Pecuarista Osni do Amaral Antunes e sua esposa Vera Luci Antunes Branco, está localizada no interior do Município de Campo Belo do Sul.

É uma fazenda centenária, sendo uma das mais antigas e belas da Serra Catarinense. Os proprietários fazem questão de manter a originalidade e cultivar as tradições.
Falando em cultivar tradições, o sábado dia 1 de setembro foi a data escolhida para uma lida de galpão na fazenda, reunindo cerca de trinta homens. As atividades iniciaram com o recolhimento do gado na mangueira com separações em lotes e dali em diante foi só diversão proporcionada pelos homens que com seus laços, pialavam o gado (modo de derrubar o gado), capavam os machos, aplicavam vacinas, marcavam com ferro quente, podavam a cola, tudo em meio a muita alegria.
Essa prática é feita uma vez por ano na fazenda e de acordo com seu Osni é um trabalho necessário que no final vira festa. Alguns competem para ver qual consegue pialar mais.m Além dos tombos, das subidas nas cercas quando o boi é bravo e avança nos peões, realmente uma festa sem igual.
Para o proprietário da fazenda, Osni do Amaral Antunes, “desenvolvemos a cultura de pinus, eucaliptos, agricultura, ovinocultura para o consumo próprio e a pecuária, a qual mantém a tradição que hoje em dia poucas fazendas cultivam, esta atividade de lida de galpão da forma como fazemos. A lida de hoje envolveu 150 animais, sendo destes noventa machos e sessenta fêmeas. Todos os anos convido os amigos para esta lida e após os trabalhos, saboreamos o tradicional churrasco”, comentou Osni, destacando  em especial dois amigos, “sem desmerecer os demais, mas o Erto e o Luiz Moraes são os competidores do piálo, são duas figuras que fazem a festa no galpão. Aproveito a oportunidade para agradecer  a todos os amigos que atenderam ao convite para mais esta lida de galpão”.
Para o vizinho da fazenda, Sebastião Borges, “há mais de vinte anos participo desta lida, gostamos muito e também como forma de ajuda e colaboração com os amigos”. 

Acadêmica Anitense conquista bolsa de estudos internacional Anterior

Acadêmica Anitense conquista bolsa de estudos internacional

Próximo

Ler o mundo

Deixe seu comentário