Administração municipal cancela a 1ª Expo Anita e 8ª Festa do Migrante
Acadêmica Anitense conquista bolsa de estudos internacional
A anitense Adriana Gracietti, 21 anos, filha de Eliane Matos Gracietti e Silvio Gracietti, é acadêmica da 8ª fase do Curso de Enfermagem da UDESC, campus Chapecó, e foi selecionada pelo programa Ciência sem Fronteiras, do CNPq ? Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Governo Federal, para estudar durante 10 meses na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, Portugal.
do CEO – Centro de Educação Superior do Oeste – da UDESC a ser aceita pelo programa do Governo Federal. Adriana relata, que quando abriu o edital do programa, acreditou que seria possível conseguir a bolsa, diante dos requisitos avaliados para a seleção, os quais ela sempre destacou-se: notas do Enem, olimpíadas escolares, histórico escolar de graduação, participação e apresentação de trabalhos científicos em seminários, congressos e conferências nacionais e internacionais, além do envolvimento em projetos de pesquisa e extensão em instituições de ensino. Enfim, analisaram toda a vida escolar da aluna, a qual primeiramente passou por uma seleção interna da faculdade, do estado e posteriormente do país, chegando à seleção internacional, onde Adriana optou pela Universidade Católica Portuguesa, devido ao ótimo conceito da instituição na área das ciências da saúde, destacando-se no ensino da enfermagem.
A partir desta seleção, Adriana conquistou tudo gratuito, a bolsa contempla mensalidade, auxilio instalação, seguro de saúde, auxílio de material didático, passagens aéreas, tudo pago pelo Governo Federal.
Segundo Adriana, “Estou feliz e ansiosa, esta é uma oportunidade única, pois certamente contribuirá positivamente em minha jornada de vida, seja no plano profissional com experiências e conhecimentos adquiridos no meio acadêmico, pois pretendo seguir na área de ensino e pesquisa, sendo que a enfermagem possui um grande potencial a ser desenvolvido nestas áreas, seja no plano pessoal com a convivência com uma cultura mundialmente reconhecida e consolidada como a europeia”, e acrescentou: “sei que não será fácil ficar longe de minha família, mas só tenho a agradecer aos meus pais por todo apoio e incentivo neste momento diante de minha escolha”.
Dia 08 de setembro, Adriana embarca no aeroporto internacional de Porto Alegre, rumo a Portugal, retornando somente após dez meses, em julho de 2013 para sua formatura, pois lá cursará a 8ª e 9ª fase, concluindo o curso em Portugal. Neste período as aulas serão em tempo integral, além da participação em pesquisas científicas de interesse da universidade e do governo brasileiro.
Para os pais, Eliane e Silvio, esse é motivo de orgulho. “Os méritos são dela, Adriana é muito dedicada, estudiosa, muito tranquila e determinada. Tem seu jeitinho especial de ser. Desejamos muito sucesso a nossa filha que busca ser uma excelente profissional”.
O Programa
Os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, e da Educação, responsáveis pela iniciativa do Projeto Ciência sem Fronteiras, garantem que é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira através do intercâmbio e da mobilidade internacional. O projeto prevê a utilização de até 75 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, para que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Busca também atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no programa.
Deixe seu comentário