logo RCN

Acadêmica Anitense conquista bolsa de estudos internacional

A anitense Adriana Gracietti, 21 anos, filha de Eliane Matos Gracietti e Silvio Gracietti, é acadêmica da 8ª fase do Curso de Enfermagem da UDESC, campus Chapecó, e foi selecionada pelo programa Ciência sem Fronteiras, do CNPq ? Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Governo Federal, para estudar durante 10 meses na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, Portugal.

 do CEO – Centro de Educação Superior do Oeste – da UDESC a ser aceita pelo programa do Governo Federal. Adriana relata, que quando abriu o edital do programa, acreditou que seria possível conseguir a bolsa, diante dos requisitos avaliados para a seleção, os quais ela sempre destacou-se: notas do Enem, olimpíadas escolares, histórico escolar de graduação, participação e apresentação de trabalhos científicos em seminários, congressos e conferências nacionais e internacionais, além do envolvimento em projetos de pesquisa e extensão em instituições de ensino. Enfim, analisaram toda a vida escolar da aluna, a qual primeiramente passou por uma seleção interna da faculdade, do estado e posteriormente do país, chegando à seleção internacional, onde Adriana optou pela Universidade Católica Portuguesa, devido ao ótimo conceito da instituição na área das ciências da saúde, destacando-se no ensino da enfermagem.
A partir desta seleção, Adriana conquistou tudo gratuito, a bolsa contempla mensalidade, auxilio instalação, seguro de saúde, auxílio de material didático, passagens aéreas, tudo pago pelo Governo Federal.
Segundo Adriana, “Estou feliz e ansiosa, esta é uma oportunidade única, pois certamente contribuirá positivamente em minha jornada de vida, seja no plano profissional com experiências e conhecimentos adquiridos no meio acadêmico, pois pretendo seguir na área de ensino e pesquisa, sendo que a enfermagem possui um grande potencial a ser desenvolvido nestas áreas, seja no plano pessoal com a convivência com uma cultura mundialmente reconhecida e consolidada como a europeia”, e acrescentou: “sei que não será fácil ficar longe de minha família, mas só tenho a agradecer aos meus pais por todo apoio e incentivo neste momento diante de minha escolha”.
Dia 08 de setembro, Adriana embarca no aeroporto internacional de Porto Alegre, rumo a Portugal, retornando somente após dez meses, em julho de 2013 para sua formatura, pois lá cursará a 8ª e 9ª fase, concluindo o curso em Portugal. Neste período as aulas serão em tempo integral, além da participação em pesquisas científicas de interesse da universidade e do governo brasileiro.
Para os pais, Eliane e Silvio, esse é motivo de orgulho. “Os méritos são dela, Adriana é muito dedicada, estudiosa, muito tranquila e determinada. Tem seu jeitinho especial de ser. Desejamos muito sucesso a nossa filha que busca ser uma excelente profissional”.  

 

O Programa

Os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, e da Educação, responsáveis pela iniciativa do Projeto Ciência sem Fronteiras, garantem que é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira através do intercâmbio e da mobilidade internacional. O projeto prevê a utilização de até 75 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, para que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Busca também atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no programa.
 

CAPÃO ALTO inicia obras de saneamento básico Anterior

CAPÃO ALTO inicia obras de saneamento básico

Fazenda Ferradura mantém a cultura e a tradição Próximo

Fazenda Ferradura mantém a cultura e a tradição

Deixe seu comentário