Um sonho de mais de quarenta anos, e que após muito esforço dos governantes começa a tomar o rumo da realidade.
O trecho de 27km restantes da ligação asfáltica entre o município de Esmeralda à BR 285 agora saíra do papel, comemora o prefeito de Esmeralda, Luiz Jaime Kramer, que na terça feira (24) recebeu a visita do assessor da secretaria de infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul, Fernando Müller Pires, e de representantes da empresa Técnica Viária, a qual será responsável pela execução da obra.
A grande expectativa era a vinda do governador do estado, Tarso Genro, até o município para a assinatura da ordem de serviço, porém devido ao mau tempo, o ato foi transferido para a próxima quarta-feira, 1 de agosto.
De acordo com o prefeito Jaime Kramer, essa era uma espera de anos e a expectativa era que tudo fosse ajustado para que o governo autorizasse a ordem de reinício da obra, a qual será realizada através de financiamento do BNDES, com valor estimado superior a R$ 27 milhões, que agora começa a ser liberado. “Nossa obra estava incluída neste grupo, porém no fim da lista com outras de trinta. Conseguimos demonstrar ao estado que esta obra estava com grande parte em andamento e para nossa felicidade será uma das primeiras anunciadas deste pacote financiadas pelo BNDES”, comenta o prefeito, colocando ainda que a empresa responsável pela execução já trouxe algumas máquinas e logo deverão chegar outras. Para o início dos trabalhos.
O prazo apontado pelo governo do estado é de um ano e meio, porém a empresa responsável coloca que, se tudo correr dentro do previsto, poderá entregar antes do prazo estipulado. A terraplanagem está praticamente pronta, as pontes também estão devidamente dentro dos padrões, assim como os bueiros e as galerias, faltará apenas alguns ajustes e correções.
“O grande diferencial é que nesses quase quarenta anos da 456, desde a sua abertura, passando pelos pequenos trechos asfaltados, agora estamos trabalhando para a retomada e conclusão da obra”, comentou Kramer.
RS 456 Esmeralda/Pinhal da Serra
Outra importante obra que ligará a serra gaúcha com a serra catarinense e que também é de grande interesse e importância tanto para a população de Esmeralda quanto para a população de Pinhal da Serra é a continuação da RS 456, trecho de 23km, que liga Esmeralda a Pinhal. Com a continuação desta obra, os municípios saltam para um desenvolvimento ainda maior. Como coloca o prefeito, será uma ponte entre as serras gaúcha e catarinense, desenvolvendo a agricultura, escoamento de produção, aumentando a autoestima da população e o investimento no turismo, que é uma fonte de renda que está em crescimento na região.
Neste trecho ainda falta alguns ajustes, porém a secretaria de infraestrutura do estado pretende iniciar já no mês de outubro.
Deixe seu comentário