logo RCN

Exercícios ao ar livre são os preferidos para fugir do sedentarismo

Na pista ao redor da lagoa do Ginásio de Esportes José Pereira Neves ainda podem ser vistas pegadas das últimas caminhadas, além de algumas marcas de pneus de bicicleta

 O local é um dos pontos favoritos da comunidade anitense para a prática de exercícios físicos, seja nos aparelhos da academia ao ar livre anexa ou simplesmente para uma caminhada. Porém, nos últimos dias, o número de frequentadores caiu consideravelmente, restando apenas os mais assíduos... e corajosos.

A coragem serve para enfrentar o friozinho básico da região, o qual ainda não veio com tanta força, mas já tem deixado as pessoas com os ânimos inertes, afinal é inegável que muitos não conseguem manter o pique para a prática física nesta época de baixas temperaturas, principalmente porque a maioria das pessoas gosta de exercícios ao ar livre, para a prática de alguma atividade física que leve o fantasma de uma vida sedentária para longe.
A caminhada no final da tarde ou logo cedo antes de começar o dia de trabalho é uma prática que vem conquistando cada vez mais pessoas por diversos motivos. Seja por uma questão estética ou por orientação médica, caminhar caiu no gosto dos esportistas, como pode ser percebido nos depoimentos ao lado:
 
“Bem, eu acho que no inverno a gente tem que ter persistência. Às vezes sentimos aquela preguiça de sair da cama nos dias mais frios, até para trabalhar fica meio complicado. A tendência é mesmo que as pessoas fiquem mais paradas”, disse a empresária Dalva Frescki, a qual complementou dizendo que no verão é comum que ela faça uma caminhada de uma hora por dia logo cedo.
 
A caminhada também é importante na opinião da estudante Jaqueline Gottardo Pinto que, quando não está tão frio, vai caminhando até a academia: “Exercitar-se é algo que vicia, mas eu sinceramente não consigo me animar muito agora no inverno, embora seja a época em que as academias estão mais cheias, pois os exercícios ao ar livre ficam mais complicado”, disse ela, relatando ainda que sente muita falta de exercitar-se, principalmente porque os resultados são visíveis, o que acaba motivando ainda mais.
 
As pessoas estão conscientes de que para manter a saúde em dia também é importante movimentar-se, como diz Luizita Alves de Oliveira Antunes, lojista anitense. “Não é fácil encarar uma rotina de exercícios, principalmente agora com essas temperaturas, mas mesmo assim é importante que a gente esteja consciente de que não existe época do ano para exercitar”, disse ela.
 
A atendente Eliane Maia complementa o comentario de Luizita, dizendo ainda que além de não existir uma época no ano, também não há idade para encarar os exercícios: “Não importa quem e nem quando, é muito importante para o corpo e para a saúde que exercícios físicos sejam feitos, mas claro que sempre há alguns dias em que fica meio complicado”, diz Eliane referindo-se as estações mais frias. Ela assume que gosta de fazer caminhadas, preferindo fazer exercícios ao ar livre.
 
Durante o procura por pessoas que quisessem participar desta matéria, alguns homens também foram abordados para que contribuíssem com suas opiniões e experiências, porém se negavam a participar assim que sabiam que a matéria era sobre exercícios físicos. As desculpas que eles usaram para não falar sobre o assunto foram variadas, e algumas carregadas de sinceridade, como as dos que assumiam não realizar nenhuma atividade física e por isso não se sentiriam à vontade para participar. Parece que os homens estão correndo mais riscos de sedentarismo na Região dos Lagos.
 
Entrevista Anterior

Entrevista

Garantido asfaltamento da RS 456 Próximo

Garantido asfaltamento da RS 456

Deixe seu comentário