logo RCN

Governo do Estado lança o Programa Catarinense de Inovação

Agência Adjori participou da cerimônia de lançamento, realizada nesta terça-feira na sede da Fiesc.

 Foi lançado nesta tarde (18), na sede da Fiesc, em Florianópolis, o Programa Catarinense de Inovação (PCI). A iniciativa é do governo do Estado em parceria com a Federação da Indústria de Santa Catarina (Fiesc), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC). O projeto contempla três eixos de atuação: atração de investimentos, infraestrutura e capacitação, e está sob a coordenação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

O Programa visa capacitar profissionais na área de gestão da inovação em ambientes institucionais e empresariais. O treinamento de empreendedores levará em conta as demandas econômicas de cada região do Estado e servirá para capacitar micro e pequenos empresários que desejam implantar negócios inovadores ou inovar em negócios já existentes.

Para o governador Raimundo Colombo, o PCI permitirá ao Estado manter-se na trajetória de consolidação de uma nova economia catarinense, alinhando questões socioeconômicas e ambientais em um eixo de sustentabilidade. Com isso, afirma o governador, será possível avançar na construção de um modelo economicamente sustentável, firmado em profissionais qualificados e em empreendimentos inovadores, cujos produtos se destacam pelo alto valor agregado e pelo desenvolvimento social e humano.

 

Atração de investidores

Uma parceria público-privada foi firmada entre o governo de Santa Catarina e a Fiesc, prevendo a criação de uma agência responsável pela captação de investimentos, chamada de Inova SC. O objetivo é identificar oportunidades em todas as regiões catarinenses, apresentá-las a potenciais investidores e promover Santa Catarina como um polo de inovação.

Para o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, inovar é a palavra chave para a melhoria da competitividade das empresas catarinenses. “Temos que fazer um grande esforço para investir mais em inovação, em novas tecnologias e em novos processos. É isso que dará as condições de competir com os concorrentes que chegam ao país, ou com aqueles que competimos lá fora”, destacou Côrte. Um trabalhador com nível de escolaridade maior, diz ele, certamente será um trabalhador mais produtivo, e tornará sua empresa também mais produtiva.

  

Capacitação

O Sebrae/SC será responsável pelo treinamento de professores, empresários e demais pessoas que irão participar do Programa. As capacitações terão ênfase em inovação, abrangendo as áreas de gestão, produtos, serviços e processos. O intuito é formar profissionais e dar às empresas catarinenses melhores condições de competir no novo cenário econômico, levando em consideração as demandas de cada região.

A seleção dos participantes será conforme critérios estabelecidos por cada entidade parceira, em regiões específicas, juntamente com o governo do Estado. Conforme o secretário Paulo Bornhausen, as capacitações estarão voltadas principalmente a professores, gestores de empresas e lideranças ligadas ao setor econômico.

 

Centros de Inovação

A primeira etapa do projeto prevê a construção de 11 Centros de Inovação, sob a responsabilidade da SDS e da Fapesc. As estruturas estarão localizadas em Florianópolis, Tubarão, Criciúma, Lages, Joaçaba, Chapecó, Blumenau, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e São Bento do Sul. Cada Centro terá estrutura adequada para treinamento de educadores e gestores educacionais.

Conforme o Secretário Paulo Bornhausen, os Centros estão situados em regiões com destaque em pesquisa e desenvolvimento, além da presença de parques tecnológicos. As unidades servirão como referência para a articulação de projetos, políticas e ações de promoção da inovação e do empreendedorismo.

A gestão dos Centros estará a cargo dos governos municipais e estadual, universidades, empreendedores e sociedade civil. Conforme Bornhausen, as unidades atuarão em rede, proporcionando a troca constante de informações.

A unidade de Lages já está em fase construção. As demais estão em processo de licitação das obras.

 

Palestra

Logo após a cerimônia de lançamento do Programa, foi realizada a palestra "Como criar ecossistemas de inovação", apresentada por Curtis Carlson, presidente e diretor executivo do SRI International - Stanford Research Institute. Carlson é membro do conselho para inovação e empreendedorismo do governo Obama, membro do Conselho de Liderança em Inovação do Fórum Econômico Mundial e conselheiro para ciência da Fundação Nacional de Pesquisa de Cingapura.

Anterior

Rebelde em 2010, Andrino quer PMDB na aliança com Colombo

Próximo

Unidades do Sesc de todo o Estado realizam atividades gratuitas no sábado

Deixe seu comentário