logo RCN

Grandes desafios e objetivos na agricultura de Cerro Negro

Temos um grande desafio. Dar resultado e ações imediatas aos nossos agricultores é o nosso objetivo e estamos muito otimistas com a agricultura de Cerro Negro?, colocou o novo secretário de Agricultura, Ivanor Barbosa Mota.

 Cerro Negro tem sua população 80% na área rural e apresenta um grande problema com a falta de organização, infraestrutura e incentivo para a permanência dessa população no meio rural. Esses são os pontos-chave em que o secretário está apostando. Num primeiro momento todas as comunidades do município foram divididas em nove setores, isso garantirá que as famílias e comunidades trabalhem unidas e os problemas sejam detectados com maior facilidade, uma vez que reuniões serão realizadas nesses setores com as presenças de técnicos, engenheiros e veterinários.

O plano do novo secretário é trabalhar em quatro linhas diferenciadas com os agricultores, sendo a linha orgânica e convencional o que destacará os programas do governo federal e fomentará a comercialização dos produtos, pecuária de leite e corte com melhoramento da genética, a apicultura, que hoje já tem uma associação e dar condições para o seu desenvolvimento; e a piscicultura, que será uma nova cultura desenvolvida no município.
Os trabalhos serão realizados através do associativismo e do cooperativismo, trabalhando com as comunidades unidas e fortalecidas. Cada área e cultura produzida no município será discutida e analisada para fomentar as culturas já existentes e incentivar outras novas. “Hoje não existe receitas, é organizar  os agricultores. Produzir eles sabem, queremos dar condições para que trabalhem independentes e vejam suas propriedades como uma empresa”, comentou Ivanor, colocando também que os primeiros seis meses dentro da agricultura serão para avaliar a situação, trabalhar a campo e diagnosticar como está a real situação. “Vamos visitar casa por casa e avaliar a real situação de cada família”, enfatiza.
Dar suporte e garantir uma boa moradia é um dos desafios e em parceria com o Sindicato de Anita, através do programa PNHR, a secretaria tem uma meta de construir no município cem casas somente neste ano de 2013. “Isso faz parte de um contexto da organização e de criar condições para que  agricultores tenham uma boa casa e permaneçam no campo”.
Dentro do planejamento da secretaria até a metade do ano, espera-se estruturar as nove associações do município e que cada uma tenha o seu trator na comunidade, tendo a máquina como um patrimônio. Espera-se também que haja todos os equipamentos necessários para dar todo o suporte no dia a dia dos trabalhos. Hoje a secretaria conta com grandes parceiros, como a Baesa, Enercan, Rio Canoas, Sebrae e os governos estadual e federal, que sempre auxiliaram nos trabalhos dos municípios e neste novo ciclo da agricultura de Cerro Negro, a expectativa é continuar com essas parcerias.  “Agricultura organizada é sinal  de família feliz”, foi com essa frase que o secretário encerrou a entrevista e com motivação e sorriso no rosto ele pretende modificar a agricultura no município e fazer com que as famílias no interior tenham condições de viver bem, com dignidade e sejam felizes.
 
Restaurar carros é o seu hobby Anterior

Restaurar carros é o seu hobby

Prefeito Lucimar Salmória  determina reinício de obras Próximo

Prefeito Lucimar Salmória determina reinício de obras

Deixe seu comentário