logo RCN

Hino Nacional de Santa Catarina

Um hino que poderia ter sido do Brasil, mas veio parar em Santa Catarina. O hino representa uma parte do estado federativo com uma letra que melhor identifica o todo estatal.

 Não, Santa Catarina não é um estado independente da união federativa do Brasil, mesmo que o orgulho sulista instigue diversos debates sobre uma separação. Ainda que unidos de forma cooperativa à República Brasileira, temos autonomia suficiente para decidir o que sagrar. Eis uma palavra um tanto quanto deslocada do vocabulário ativo do brasileiro: Sagrar. 

De acordo com o dicionário Michaelis da Língua Portuguesa, podemos encontrar o seguinte significado: [...] vtd 3 Respeitar, venerar como a uma coisa sagrada: As gerações vindouras lhe sagrarão a memória. vtd 4 Conferir um título, uma honra.
Se a palavra não é tão usada pelos brasileiros, pelos catarinenses pelo menos é mais pronunciada, ou pelo menos deveria ser, afinal é a primeira palavra do hino do Estado de Santa Catarina. Embora soe estranha, o significado deste termo é simples e, como era de se esperar, encaixasse perfeitamente na letra do hino.
Ultimamente tem surgido reforçada uma velha questão que diz respeito à mudança na letra do hino do estado. O deputado estadual Gilmar Knaesel é o autor do projeto que prevê a mudança. Para saber a opinião dos catarinenses sobre o assunto, ele apresentou a proposta de um plebiscito. Por enquanto, sabe-se que uma comissão de oito pessoas será formada em março para decidir num prazo de noventa dias se a letra continuará a mesma ou se será aberto concurso público para a escolha de um novo hino catarinense.
A nova letra provavelmente será escrita por músicos ou poetas participantes deste concurso, portanto, é praticamente certo o fato de que o vocabulário todo trabalhado numa linguagem lírica seja mantido. O projeto do deputado Knaesel propõe a mudança para que os catarinenses se identifiquem melhor com este símbolo estadual, uma vez que nem o nome do estado é mencionado na letra. O deputado diz que este hino tinha sido escrito para ser o Hino Nacional Brasileiro, mas acabou sendo adotado por Santa Catarina. A verdade é que a letra é de aspecto abolicionista, o que realmente mostra mais contato com a história brasileira do que com a representação do estado.
Entretanto, além do hino ter poucos traços de ligações sociais e históricas referentes ao estado, ele não é muito ligado ao contexto educacional. Mesmo que esteja estampado noscadernos escolares oferecidos pelo governo, ele é raramente entoado dentro das escolas, salvo em algumas breves homenagens. A presença dos hinos no ambiente escolar é rara quando comparada a algum tempo atrás, quando as homenagens faziam parte do protocolo diário escolar. Vale ressaltar a importância que o hino figura não somente como demonstração de cultura e patriotismo, mas também como um ato de cidadania, o que condiz com um dos principais objetivos das escolas: a formação do cidadão.
Assim como a bandeira e o brasão do estado são símbolos da identidade barriga verde, o hino ocupa espaço insubstituível na formação do orgulho catarinense. Porém, ele próprio pode ser substituído.
 
 
Anterior

Pedágio Ecológico. Participe!

entrevista Próximo

entrevista

Deixe seu comentário