Intensificados os preparativos para a Cavalgada da Região dos Lagos
Iº Concurso de Horta Familiar em Capão Alto
A EPAGRI, juntamente com a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Agricultura, Unoesc e Baesa realizaram o Iº Concurso de Hortas Familiares em Capão Alto
A EPAGRI, juntamente com a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Agricultura, Unoesc e Baesa realizaram o Iº Concurso de Hortas Familiares em Capão Alto, com objetivo de incentivar a produção e consumo de alimentos saudáveis para melhorar a saúde da família e economia doméstica, gerando melhor qualidade de vida para as famílias.
Uma bela horta deverá ter uma diversidade de espécies em verduras e legumes cultivadas e ter por principal função a obtenção de alimentos saudáveis para a família, além de ajudar na renda da família. Tudo aquilo que se produz não se compra e desta forma, evita-se a saída de dinheiro da propriedade.
Outro aspecto é a saúde, a horta é o melhor médico e a melhor farmácia. As vitaminas, minerais e fortificantes estão nas hortaliças e frutas.
Lançado em abril deste ano, o concurso teve 14 famílias inscritas, tanto do meio urbano quanto do meio rural, e as visitas de avaliação foram realizadas de 20 a 30 de maio. A premiação aconteceu no dia 08 de junho, na Câmara de Vereadores do Município e a escolha teve como parâmetro os seguintes critérios: Conhecimento das plantas e sua utilidade, organização, adubação, irrigação, estética, limpeza geral do lote, quantidade e variedade das plantas e tratos culturais.
Na solenidade de premiação estiveram presentes as famílias participantes do concurso, autoridades municipais, Epagri Regional, além das entidades parceiras na realização do concurso.
Os prêmios foram de incentivo e reconhecimento pela participação e dedicação, mas a melhor premiação a quem possui uma horta é a saúde e qualidade de vida proporcionada pela produção e consumo de alimentos saudáveis, orgânicos e fresquinhos.
O encerramento foi marcado por um coquetel a base dos produtos das hortas, entre eles estavam torta salgada de espinafre, bolo de cenoura, bolo de morango, doce de gila, batata-doce, doce de physalis e de moranga e outros.
Foi uma atividade enriquecedora e de muitas descobertas, vale destacar algumas curiosidades que se espalham no município e também no estado como o chuchu de 2,5 kg, da horta da produtora Olívia, e a batata-doce de 17 kilos da propriedade de Inês.
Mesmo sendo um município predominantemente rural, o modo de vida das comunidades tem se distanciado muito de hábitos saudáveis de alimentação e da produção para subsistência familiar. O concurso realizado priorizou o resgate do cultivo de produtos saudáveis, partindo de um dos princípios básicos da constituição e das leis na natureza: a alimentação de qualidade.
Deixe seu comentário