logo RCN

Joares Ponticelli faz balanço de sua gestão como presidente da Alesc

Agência Adjori acompanhou a apresentação das ações do deputado, que deixa a presidência no próximo dia 3.

 A Agência Adjori de Jornalismo acompanhou nesta tarde (29) a entrevista concedida pelo presidente da Assembleia Legislativa de SC (Alesc), deputado Joares Ponticelli. O parlamentar apresentou à imprensa um relatório de suas ações durante o período em que esteve na presidência do Poder Legislativo catarinense. O cargo será repassado durante sessão especial da Casa, na próxima segunda-feira (3), ao deputado Romildo Titon, atual vice-presidente, cumprindo um acordo previamente estabelecido.  Ponticelli apontou o fim do voto secreto como um dos destaques de sua gestão como presidente.

 

Joares Ponticelli falou com os jornalistas por cerca de uma hora e meia em seu gabinete, na Assembleia. Ele destacou a extinção do voto secreto dos deputados catarinenses, dizendo que a medida, na época, foi tomada como exemplo pelo restante do país, tendo em vista que SC foi o primeiro Estado a adotar o voto aberto. O deputado destacou ainda o fim do décimo quarto salário dos parlamentares, enfatizando o pioneirismo da Alesc também nesta medida.

 

Encontro com a Assembleia

Ponticelli destacou a realização do programa “Encontro com a Assembleia”. O projeto tem como objetivo aproximar a comunidade e o Legislativo, através de palestras e seminários. Em 2013, o Programa foi realizado em nove municípios catarinenses. Para o presidente, a iniciativa é uma forma de resposta às manifestações públicas realizadas em diversas cidades no ano passado, que cobravam mais transparência dos governos.  

 

TV Digital

Outro ponto destacado por Ponticelli foi o início das atividades da TV Alesc em sinal digital, aberto, para a Grande Florianópolis. Para ele, a iniciativa demonstra a preocupação do Poder Público em dar visibilidade às ações parlamentares. Os conteúdos veiculados são traduzidos para libras, a linguagem de sinais, tornando-os acessíveis aos deficientes auditivos. Ponticelli explica que a iniciativa tem como base políticas públicas de inclusão e contou com o apoio da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência.

 

Carvão Mineral

Ponticelli evidenciou em sua apresentação as políticas de valorização da produção de carvão mineral como fonte energética. O presidente ressaltou que o Poder Legislativo vem desenvolvendo ações de incentivo a produção e comercialização de carvão, apoiando a pesquisa e a implementação de novas tecnologias voltadas ao setor.

 

Código Florestal

Outro ponto destacado pelo deputado foi a adequação do Código Florestal Catarinense, alinhando-o às diretrizes do Código Florestal Brasileiro. Um amplo debate foi realizado em torno do tema entre os parlamentares, diz ele, a fim de contemplar questões ambientais e ao mesmo tempo ajustar uma conduta positiva em relação ao setor produtivo.

 

Programa Reviver

O Programa Reviver também foi citado pelo presidente da Alesc. Juntamente com projeto, foi criada a Comissão Permanente de Enfrentamento às Drogas. Durante a gestão de Ponticelli, houve a liberação de R$ 3 milhões, representando o primeiro de três repasses que serão liberados para o projeto. Cerca de 430 vagas para internação de dependentes químicos já foram criadas e a estimativa é alcançar 1,8 mil vagas em todo o Estado com a ampliação das ações.

 

Lei de Biometria

Foi também durante o período em que Joares Ponticelli presidiu a Alesc, que o governador Raimundo Colombo sancionou a Lei de Identificação Biométrica. O Programa consiste no registro das impressões digitais das mãos e dos pés de cada recém-nascido, ainda na maternidade. O material coletado é scaneado e passa a integrar um banco de dados, disponível aos órgãos de segurança pública. O intuito é evitar trocas de bebês e auxiliar numa necessidade de identificação futura, como nos casos de adoção ilegal, sequestro, entre outros.

 

Registro

Um relatório impresso da gestão de Joares Ponticelli deverá ser finalizado até o dia 15 de fevereiro e estará disponível ao público. A publicação apresenta o conjunto de iniciativas e ações realizadas pelo deputado durante o período em que esteve na presidência do Poder Legislativo catarinense.

 

Novo Portal Alesc

Durante a apresentação do relatório, o deputado também divulgou o novo portal da Alesc na internet. Conforme Ponticelli, a página foi remodelada e passou por adequações visando melhorar a acessibilidade e usabilidade. Segundo técnicos responsáveis pela construção do novo modelo, através do portal, o usuário poderá acessar informações sobre a tramitação de projetos, votações e formação de Comissões.

 

Outra novidade relacionada ao novo portal da Alesc é uma parceria estabelecida com a Fundação Getúlio Vargas. A implantação do programa “Parlamento Digital”, projeto pioneiro no país e que pretende criar um novo método de acessar o orçamento público, de forma transparente e intuitiva, com ferramentas que possibilitam o acompanhamento da execução orçamentária. Com isso, destaca Ponticelli, haverá uma chance maior de interação entre a Alesc, cidadãos e comissões, tornando públicos os dados sobre as atividades parlamentares, das comissões e dos processos legislativos.

PREFEITOS EM AÇÃO Especialista diz que leis prejudicam governo municipal Anterior

PREFEITOS EM AÇÃO Especialista diz que leis prejudicam governo municipal

Próximo

Romildo Titon assume presidência da Assembleia Legislativa

Deixe seu comentário