logo RCN

Romildo Titon assume presidência da Assembleia Legislativa

Deputado ocupará o lugar de Joares Ponticelli. PMDB não assumia a presidência da Casa há 26 anos.

 O deputado Romildo Titon assume na próxima segunda-feira (3) a presidência da Assembleia Legislativa de SC (Alesc). A posse ocorre após a renúncia do deputado Joares Ponticelli, cumprindo um acordo estabelecido previamente. Romildo Titon, 59 anos, é natural de Tangará, na região Meio-Oeste, e acumula 35 anos de vida pública.

Assumir a presidência da Alesc, diz o deputado, representa um marco para o PMDB, que há 26 anos não ocupava o cargo. “Fico feliz por estar participando de um momento tão importante para o partido”, destacou Titon. O parlamentar exerce o quinto mandato consecutivo e atualmente é vice-presidente da Casa. Sua posse é fruto de um acordo que prevê a renúncia do presidente Joares Ponticelli (PP).

Os trabalhos legislativos serão abertos na terça-feira (4), com a mensagem anual do governador Raimundo Colombo (PSD).

 

Carreira política

Titon é representante das regiões Meio-oeste, planalto Serrano e planalto Sul de Santa Catarina. Começou a carreira política aos 20 anos, quando ocupou a intendência distrital da comunidade de Monte Carlo.

Em 1976 foi eleito vereador do município de Campos Novos pelo então MDB. Na eleição seguinte foi reeleito para a câmara municipal. Em 1989 elegeu-se prefeito do município. Em 1994 foi eleito deputado estadual, atuando como líder do governo Paulo Afonso (PMDB). Neste período articulou a aprovação de projetos como a criação da microrregião do Planalto Sul, a primeira criada através de projeto de lei.

Em 1998 foi reeleito para o cargo de deputado estadual. Em 2002, foi o sexto deputado mais votado de Santa Catarina, com 43,5 mil votos. Elegeu-se deputado por mais dois mandatos.

 

Atuação política

Na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o deputado Romildo Titon já atuou como líder do governo, 1º e 2º secretário da Mesa Diretora e presidiu por seis anos a Comissão de Constituição e Justiça. Titon tem atuação dedicada às áreas de agricultura, saúde, acessibilidade e infraestrutura.

Em 2009 foi relator do Código Ambiental de Santa Catarina, ajustando a legislação catarinense ao Código Florestal Brasileiro.

 

Histórico

1976/1982: vereador de Campos Novos

1983/1988: vereador de Campos Novos

1989/1992: prefeito de Campos Novos

1994: deputado estadual, com 16.030 votos

1998: deputado estadual, com 28.834 votos

2002: deputado estadual, com 43.556 votos

2006: deputado estadual, com 51.969 votos

2010: deputado estadual, com 54.697 votos

Joares Ponticelli faz balanço de sua gestão como presidente da Alesc Anterior

Joares Ponticelli faz balanço de sua gestão como presidente da Alesc

Vignatti, presidente do PT, visita Adjori e elogia Jornais do Interior Próximo

Vignatti, presidente do PT, visita Adjori e elogia Jornais do Interior

Deixe seu comentário