logo RCN

Ler o mundo

 Acabo de ler  um livro intitulado Ler o Mundo. O mesmo registra vários artigos publicados em jornais. Estimula para a leitura, sobretudo como um processo que não esgota  com o domínio dos códigos linguísticos. Na verdade, o ato de ler constitui uma  janela aberta ao fortalecimento  da cidadania. Possibilita e aprofunda a capacidade de “ser no mundo”.

Ao deparar com o título desse livro, num primeiro momento, lembrei-me de Paulo Freire. O professor enfocava, em sala de aula e em seus livros, esta questão – “leitura de Mundo” -, com ênfase, esperança e espírito crítico. Um ponto de partida e de chegada, como  essência, no processo de alfabetização de crianças, jovens e adultos. Isso, quando se cultiva a clareza de que a leitura de mundo já inicia mesmo antes da vivência escolar.
Na escola básica, na universidade, ou mesmo fora da escola, a leitura da palavra jamais poderá significar uma ruptura com o ato de ler o mundo. E sabemos que o mundo tem muito para ser lido.
Quando se faz alusão a crianças e jovens chegando ao final e até extrapolando a educação básica escolar sem saber ler ou escrever. Cabe refletir “com eles e por eles” até que ponto foram estimulados a ser sujeitos críticos e criativos no processo como um todo. Inclusive, qual o conceito de alfabetização, de leitura, cultivada por seus professores? Até que ponto entenderam e praticaram a educação, a alfabetização, a leitura de mundo sob a visão da não neutralidade?...
Enfim, basta mantermos abertos nossos olhos e aguçarmos nossa consciência crítica para “lermos” as artimanhas em tudo o que vem ocorrendo por aí. E são muitas as inquietações, as quais exigem respostam emergentes na política, na educação, na saúde pública, etc. Ficar á margem dos fatos significa assumir a ingenuidade ou mesmo (quem sabe?) a astúcia de poderosos e falsos líderes...
 
 
Referência:
SILVA, Maria Aparecida Lemos. Ler o Mundo. Diário Catarinense. Florianópolis, 30 de junho de 2012.      
 
Mães do bolsa família participam de cursos promovidos pelo CRAS Anterior

Mães do bolsa família participam de cursos promovidos pelo CRAS

Próximo

Voluntários realizam ação em parceria com APAE

Deixe seu comentário