logo RCN

Mães do bolsa família participam de cursos promovidos pelo CRAS

Em um ano de atuação em Cerro Negro, o CRAS ? Centro de Referência de Assistência Social, já desempenhou vários projetos em prol da comunidade, sendo os cursos oferecidos às mães do bolsa família um deles, o qual já traz bom retorno às participantes.

 Neste um ano, já foram ministrados os cursos de costura e tricô, encontrando-se em realização o curso de ponto russo. Cerca de quarenta mães já participaram das capacitações, que são realizadas através de recursos do governo federal. Somados já foram fornecidas mais de noventa horas de cursos para as mães cerronegrenses que de acordo com a secretária de assistência Social, Irene Ferrari Guarda, é de grande valia para elas, que ficam satisfeitas com o que aprendem e gostam de participar.

Além desses, outro curso de costura está sendo organizado. As inscrições já estão abertas com o objetivo de alcançar mais mães que participam do programa bolsa família. “Nós queremos que elas aprendam uma profissão e com isso ajudem em casa, aumentando a renda familiar, além de aumentar a autoestima e a convivência entre as participantes”, comentou Irene.
Além dos cursos, o CRAS também desempenha um importante trabalho junto aos idosos do município, os quais formam um grande grupo com aproximadamente cinquenta participantes, os quais se reúnem uma vez por semana para realização de atividades, jogos e ensaios de dança, além de participarem de palestras de promoção social e de saúde.
O grupo de gestantes atende cerca de quinze futuras mamães por mês, as quais se reúnem uma vez por semana  para confecção de enxovais e participação de oficinas. As mães carentes, participantes do bolsa família e moradoras do interior do município, recebem passagem de ônibus para deslocamento, além de alimentação completa durante o período que estão no CRAS.
O CRAS é composto por psicólogo, assistente social e mais dois profissionais  que auxiliam nos trabalhos e atendimento às famílias carentes, além da diretora Regina B. Vieira. O trabalho diário desenvolvido na unidade do CRAS conta com  profissionais que também realizam visitas domiciliares às pessoas que não podem dirigir-se até a unidade. A atual sala onde encontra-se o Centro de Referência é alugada, porém uma nova sede está sendo construída, a qual garantirá maior comodidade nos atendimentos. A atual sede conta com espaço físico divido em sala de reuniões, salas de atendimento individual para cada profissional, além de máquinas de costura usadas durante os cursos ministrados.
 
Trecho de rodovia estadual é recuperado pela SDR Lages Anterior

Trecho de rodovia estadual é recuperado pela SDR Lages

Próximo

Ler o mundo

Deixe seu comentário