logo RCN

LHS, Eduardo Moreira e Casildo conversam com delegados do planalto catarinense

As reuniões aconteceram no final de semana em Lages, Campos Novos e Curitibanos com o objetivo de defender a atual aliança para as eleições

 Ao todo, 522 peemedebistas terão direito a 583 votos na pré-convenção do PMDB catarinense, que acontece no próximo dia 26 de abril. É, principalmente, com esses delegados que os senadores Casildo Maldaner e Luiz Henrique e o presidente estadual do PMDB, Eduardo Pinho Moreira, têm mantido encontros nas últimas semanas. O objetivo é defender a reedição da atual aliança majoritária na eleição de 2014 e construir uma candidatura viável em 2018. 

O grupo conta com o apoio de 11 dos 12 deputados estaduais, três deputados federais, além de outras lideranças da sigla. “Queremos votar no 15 e entendemos a vontade das bases, mas não podemos ir de encontro com o que somos hoje. É preciso racionalidade, coerência e responsabilidade para fazer com que o PMDB permaneça forte. Nossa divergência é com a data. Sabemos que o momento certo é em 2018”, afirma Eduardo Moreira.

Durante as reuniões, o senador Luiz Henrique tem explicado porque o PMDB precisa reeditar a atual aliança. “Não ganhamos eleições com raiva, sem planejamento e sem ideias. Em 2002 ganhamos por causa da ideia da descentralização, de governar por toda Santa Catarina. Se queríamos ter candidato agora já deveríamos ter saído do governo há muito tempo. Mas, como? Temos o vice-governador que nós elegemos. Candidatura própria é ótimo, porém precisamos ter uma visão geral do processo. Não podemos agir com emoção, temos que agir com racionalidade”, disse LHS.

Com relação às diferenças locais, os líderes do PMDB pediram serenidade, destacando a importância da eleição estadual para a sigla. “Cada município tem uma coligação diferente. Se levarmos a briga para as coligações municipais ou federais essa conta nunca vai fechar. Temos que superar isso sendo racionais”, disse Moreira.

O prefeito de Abdon Batista, Elmar Mecabô, salientou a "gratidão aos líderes". "Entendemos que não adianta termos candidato se seremos derrotados. O futuro está muito próximo e será promissor diante dos conselhos ouvidos hoje. São muito mais que palavras, são experiências somadas. Seremos vitoriosos em breve com a atitude certa”.

Em Lages, o prefeito Elizeu Mattos, que disputou a eleição contra o candidato do governador, afirmou que com respeito e compromisso o PMDB vai trabalhar pelo sucesso eleitoral, alinhado a Raimundo Colombo. “Se o atual governo respeitar nossos companheiros, tenho certeza que nossos prefeitos vão trabalhar para eleger o governador”, garantiu.

O presidente da Fatma, Gean Loureiro, destacou a participação forte do partido durante todas as campanhas municipais, assim como na sua. "O PMDB sempre esteve ao meu lado nos momentos mais difíceis, por isso acredito neste projeto, acredito no apoio do partido na coligação. Hoje, o PMDB também é governo".

Também estiveram presentes no eventos os deputados federais Edinho Bez e Ronaldo Benedet, os deputados estaduais Dirce Heiderscheidt, Valdir Cobalchini e Romildo Titon, Justiniano Pedroso, prefeitos, entre outras lideranças. 

Câmara municipal homenageou mulheres esmeraldenses Anterior

Câmara municipal homenageou mulheres esmeraldenses

Ideli Salvatti é a nova ministra da Secretaria de Direitos Humanos Próximo

Ideli Salvatti é a nova ministra da Secretaria de Direitos Humanos

Deixe seu comentário