logo RCN

Luiz Carlos Bossle da Costa lançou o Livro ?Tiro de Laço?

No dia 23 de novembro, no Parque Municipal Alfredo José dos Santos, em Esmeralda, durante a abertura do 3º Rodeio Nacional, aconteceu o lançamento do Livro ?Tiro de Laço, Origem e Função Cultural do Rodeio Crioulo?.

 Segundo o autor Luiz Carlos Bossle da Costa, “o livro é uma obra singela, mas de um conteúdo muito marcante para a tradição do Rio Grande. Traz à luz a história de como começou a competição do Tiro de Laço, nos campos verdejantes da Vila São João Velho, mais tarde Esmeralda, que era o 5º Distrito de Vacaria”, comentou o escritor.

Em poucas palavras Luiz Carlos relatou o que deu início à modalidade do Tiro de Laço e também a seu livro. “Era a década de 50 do Século XX, Alfredo José dos Santos, homem   do campo, afeito às lidas campeiras, teve a ideia de criar uma brincadeira de fim de semana, só por farra, para manter acesa a chama da tradição.Pensava ele que a folga domingueira o afastava do que ele mais sabia fazer que era laçar, domar, cuidar do gado. Então, convidou seus amigos campesinos para, numa saída de mangueira, laçar uma novilha de encomenda e ver quem era o melhor”. Essa brincadeira de amigos se transformou hoje em um evento, o qual reúne centenas de laçadores e familiares em diversos pontos do estado e região sul.
A obra contem 95 páginas, nas quais está escrita a Origem do Tiro de Laço. Prestigiaram o lançamento do livro autoridades municipais e estaduais, além do público em geral.    
 
Mulheres expõem trabalhos artesanais Anterior

Mulheres expõem trabalhos artesanais

Parceria entre setores privado e público  acelera pavimentação de rodovias Próximo

Parceria entre setores privado e público acelera pavimentação de rodovias

Deixe seu comentário