No dia 27 de novembro, doze mulheres anitenses atendidas pelo CRAS ? Centro de Referência de Assistência Social, expuseram diversos trabalhos artesanais feitos por elas durante o ano.
Uma grande parte dos trabalhos são enfeites e arranjos com motivos natalinos confeccionados com materiais naturais, porém também estavam expostos diversos panos pintados, flores em tecido, tapetes e outros utensílios em crochê. Todo o material usado durante as aulas é fornecido pelo CRAS às doze mulheres cadastradas no programa Bolsa Família e que participam das aulas coordenadas pela professora de artesanato Fátima Pereira Ross.
Elas se reúnem uma vez por semana para trabalhar com a confecção dos objetos. Maria Gorete Borges, uma das mulheres participantes das aulas, disse que quando ela começou a frequentar as oficinas de artesanato não pensava que gostaria tanto do que está aprendendo. “Além de aprendermos uma coisa diferente, acabamos nos distraindo. Sempre somos bem recebidas aqui, até parece que a gente está em casa, em família. Gosto muito de participar e espero que o ano que vem tenha novamente”, disse Maria.
A cada dois trabalhos confeccionados por cada uma delas, um fica com as mulheres e o outro fica com o CRAS, que os vende para arrecadar dinheiro a fim de presentear as mulheres com lembranças neste natal.
O CRAS anitense conta com uma equipe de cinco profissionais que se colocam à disposição da comunidade. Sandra Josefina Fanni dos Santos, coordenadoras da unidade de Anita Garibaldi, diz: “aqui as mulheres não só aprendem algo que pode ajudar na renda familiar como também ajudam com o que sabem, promovendo um exercício de interação e compartilhamento de ideais de uma forma descontraída.”
Deixe seu comentário