Intensificados os preparativos para a Cavalgada da Região dos Lagos
Melancia é o investimento dos irmãos Rosa
A comercialização acontece ali mesmo na propriedade e a procura é grande não só do município mas de toda a região.
O trabalho no campo não é uma tarefa fácil, exige dedicação, tecnologia e acompanhamento das tendências.
As novas culturas incentivadas pelas administrações municipais são exemplos de que é possível permanecer no campo, ter uma vida tranquila e ter bons lucros com os produtos cultivados.
Um exemplo são as melancias do Sítio do Rosa, localizado na comunidade de Bom Jesus em Abdon Batista. O projeto iniciou há cinco anos com o apoio da prefeitura de Abdon Batista e Epagri e hoje é uma renda favorável às famílias dos irmãos Manoel Francisco Rosa o "Chiquinho" e Rogério Rosa mais conhecido como "Negão".
Chiquinho conta que no primeiro ano a colheita não rendeu bons frutos e a perda foi inevitável, mas com o passar dos anos e os aperfeiçoamentos, hoje chegam a colher mais de 180 toneladas do fruto. Além da melancia os irmãos também plantam o melão.
A comercialização acontece ali mesmo na propriedade e a procura é grande não só do município mas de toda a região.
"Nesse ano vendemos para Anita Garibaldi, Joaçaba, Campos Novos, Fraiburgo e cidades do Rio Grande do Sul. Sempre plantamos milho, feijão, soja e fumo, estamos pensando em parar com algumas dessas culturas para investir na melancia.", comentou Chiquinho.
Os irmãos possuem uma área de aproximadamente 5 hectares plantados com o fruto, desses 3 hectares e meio já foram colhidos e espera-se colher mais de 5 mil melancias no espaço restante.
Segundo Chiquinho. "Próximo ano queremos plantar o dobro. Os investimentos são altos, mas tivemos uma boa colheita nesse ano. Mais uns 10 dias estaremos colhendo a segunda lavoura".
As melancias do sítio do Rosa pesam aproximadamente 10 kg e os preços variam de R$ 1,00 a R$ 7,00 reais cada.
Deixe seu comentário