logo RCN

Neste inverno, doe sangue!

  • Foto: Copercampos -

Estamos no final do mês de junho, mas sempre é tempo de demonstrar um ato de amor e colaborar com as campanhas de Doação de Sangue. A campanha 'Junho Vermelho', busca conscientizar as pessoas para a doação de sangue e principalmente neste período de pandemia e com a chegada do inverno, os estoques de sangue caem significativamente. No período do inverno existe o agravante das doenças respiratórias, que são mais comuns e inibem a doação de sangue e para chamar a atenção o Hemosc lançou a campanha com o slogan "Sua doação aquece a esperança de muita gente. Neste inverno, doe sangue".

O Ministério da Saúde estima que, no ano passado, devido à pandemia da Covid-19, o número de doações tenha diminuído 20%, na comparação com o ano anterior. No primeiro trimestre de 2021, a taxa de doação voluntária da população brasileira era de 1,6%, dentro do padrão estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nesse período de pandemia, algumas dúvidas surgem com relação a quem já é doador e foi contaminado com o vírus de quando poderá doar sangue novamente, o mesmo acontece com relação a vacinação, quanto tempo aguardar após receber a dose da vacina para realizar a doação de sangue.

Para isso, o Hemosc esclarece:

Para cada vacina há um período em que a pessoa deve aguardar para poder se candidatar a doação de sangue.

- A Coronavac/Instituto Butantan, aguardar 2 dias após cada dose.

- Astrazeneca-Oxford e Pfizer/BioNTech aguardar 7 dias após cada dose.

Vale ressaltar que aqueles que trabalham na linha de frente da Covid-19, mesmo que vacinados, mas que tenham tido contato com pessoas com diagnóstico positivo ou suspeito, terão que aguardar 14 dias após o último contato.

Quem já se vacinou contra Covid-19 e irá se candidatar a doação, é importante levar o comprovante da vacina no dia da doação.

As pessoas que tiveram Covid-19, devem aguardar 30 dias depois que todos os indicativos da doença tenham desaparecido, para então realizar a doação.

Mas não é só no mês de junho que a campanha é realizada, as doações podem ser realizadas durante todo o ano, basta agendar junto ao Hemosc e se tornar um doador.


Copercampos realizou ação conjunta para doação de sangue

Nos dias 10 e 11 de junho, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, da Copercampos, organizou uma campanha de coleta coletiva de doação de sangue. Em parceria com o Hemosc de Joaçaba, foram coletados mais de 200 bolsas de sangue das tipagens O e A, positivo e negativo, tipagens em falta nos estoques de sangue do estado. A campanha contou com a participação de funcionários, associados e seus familiares, além da comunidade.


Ministério Público apresentou denúncia por feminicídio contra adolescente em Campo Belo Anterior

Ministério Público apresentou denúncia por feminicídio contra adolescente em Campo Belo

Próximo

Vacinação em SC: Estado começa a distribuir as 265 mil novas doses da vacina contra a Covid-19 recebidas nesta quinta-feira

Deixe seu comentário