Intensificados os preparativos para a Cavalgada da Região dos Lagos
Noventa anos de muita disposição
José Maria de Lourdes Inácio de Souza, 'Zé da Abelha' tem 90 anos, nasceu no dia 11 de julho de 1921.
José Maria de Lourdes Inácio de Souza, "Zé da Abelha" tem 90 anos, nasceu no dia 11 de julho de 1921. Casado com Maria Almerinda Alves, tem sete filhos, Maria José, Terezinha, Angelina, Delourdes, Ana, José Paulo e Pedro Cláudio. Seu Zé da Abelha é apicultor, agricultor e presidente do AA (Alcoólatras Anônimos) de Anita Garibaldi. A vida toda trabalhou como agricultor em seu sítio na comunidade do Divino.
Correio dos Lagos: Porque o apelido Zé da Abelha?
Zé da Abelha: Por que sempre trabalhei com abelhas, entre as minhas caixas e de sócios cheguei a ter cerca de oitocentas caixas de abelhas, mas quando fiquei doente, fui me tratar aí quase tudo acabou, tenho agora poucas, só para o gasto.
Correio dos Lagos: O que faz no seu dia a dia?
Zé da Abelha: Trabalho na roça, lá planto milho, feijão, saladas, de tudo um pouco.
Correio dos Lagos: Como acompanha os trabalhos no seu sítio?
Zé da Abelha: Meu sítio fica na comunidade do Divino, lá morei muitos anos, fundei aquela comunidade, fui por quinze anos presidente da comunidade. Depois vim morar na cidade, mas vou os cinco dias da semana no sitio trabalhar, sempre a pé.
Correio dos Lagos: Como entrou nos Alcoólicos Anônimos?
Zé da Abelha: Certo dia da minha vida faleceu uma de minhas filhas, logo após minha primeira esposa também faleceu, com tantos problemas eu não conseguia mais dormir, alguém me falou que deveria tomar cachaça para dormir. Aí eu comecei e me tornei num alcoólatra, era um bêbado de cair nas valetas. Após cinco anos de falecimento da minha esposa eu casei novamente. Certo dia descobri que na cidade de Blumenau tinha um lugar onde pessoas deixavam de beber, fui no Grupo Bem Vindo e lá parei definitivamente, só tomo água e nada mais.
Correio dos Lagos: Quem montou o AA em Anita Garibaldi?
Zé da Abelha: Quem montou o AA em Anita foi uma Irmã e logo após me chamaram para trabalhar, trabalho ali já faz cerca de vinte e cinco anos.
Correio dos Lagos: Quantas pessoas participam do AA atualmente?
Zé da Abelha: Mais de duzentas pessoas já passaram por lá e pararam de beber, atualmente participam cerca de quinze a vinte depende dos encontros que acontecem nas quartas e domingos.
Correio dos Lagos: Como funciona o AA?
Zé da Abelha: Cada um dá seu depoimento, lá não se toma remédios pela boca mas sim pelos ouvidos, muitos choram outros sorriem, trabalhamos com aqueles que ninguém mais quer, todos podem parar de beber basta querer e evitar o primeiro gole, tem que ter Deus no coração. Assim que o alcoólatra reconhece que precisa de ajuda ele melhora, mas tem que reconhecer, admitir, é fácil de parar mas tem que participar dos encontros, o alcoolismo está presente em todas as classes sociais, muitos tem vergonha, ou são orgulhosos, não admitem que precisam de ajuda e continuam naquele sofrimento.
Correio dos Lagos: Quem quer participar como pode fazer?
Zé da Abelha: Para os que querem participar é só vir que estamos com os braços abertos para recebê-los. Quero agradecer o tesoureiro e o secretário que muito me ajudam nas reuniões, a paróquia que empresta a sala para as reuniões e parabenizar os participantes que estão no caminho certo rumo a uma vida melhor. Estamos esperando mais pessoas, muitos precisam, mas não vão.
Deixe seu comentário