logo RCN

Palestra levou o Tradicionalismo Gaúcho à comunidade campobelense

Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Campo Belo do Sul, em parceria com a Agência Sicredi, realizaram no dia 15 de setembro, evento cultural com tema “A Origem da Semana Farroupilha”, com palestra ministrada pelo filósofo, escritor e pesquisador Ajadil Costa.
O evento voltado para alunos da rede municipal de educação e a comunidade em geral, buscou enaltecer o tradicionalismo gaúcho.
O projeto iniciou em 2017 em parceria com o Sicredi – Cooperativa Altos da Serra, com sede em Tapejara – RS. Neste período o palestrante já ministrou em diversas cidades, finalizando os municípios no estado gaúcho e a partir de agora segue para municípios de Santa Catarina, iniciando o projeto em Campo Belo do Sul.
Como o dia 20 de setembro, se comemora o Dia do Gaúcho, o palestrante destacou que gaúcho não é somente quem nasce no Rio Grande do Sul. “Gaúcho, segundo o folclorista Paixão Cortes, criador da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul (1947), é um estado de espírito e não um local de nascimento”, destaca Ajadil, enfatizando também que segundo o folclorista e historiador Antônio Augusto Fagundes – in memoriam (apresentador do programa Galpão Crioulo na RBS TV por mais de 30 anos), gaúcho é quem vivência a cultura gaúcha.
O escritor Ajadil Costa frisa também: “Pedro Raimundo em 1943, com a música Adeus Mariana, foi o artista pioneiro no Brasil na divulgação da música tradicionalista gaúcha, lembrando que Pedro Raimundo nasceu em Imaruí Santa Catarina”, finalizou o escritor, o qual, agradeceu a participação de todos.
“A palestra sobre Tradicionalismo é um momento para valorizar nossas raízes, costumes e histórias que atravessam gerações. Mais do que lembrar o passado, é uma forma de celebrar quem somos, fortalecer laços e manter viva a cultura que nos identifica e une. O Sicredi apoia iniciativas culturais como essa pois acreditamos que assim, reforçamos nossas raízes e valores”, enfatizou a Assistente de Negócios Pessoa Jurídica da agência Sicredi de Campo Belo do Sul, Débora Tessaro.
O Secretário de Educação do município de Campo Belo do Sul, Max Branco de Moraes, destacou: “Gostaríamos de agradecer a parceria com o Sicredi onde tivemos a oportunidade de proporcionar a Palestra em Campo Belo do Sul com o Ajadil Costa, esse renomado escritor e pesquisador onde abordou o gauchismo, pois, falar sobre o tradicionalismo gaúcho é falar de identidade, de orgulho e de memória. O gaúcho, figura forjada na lida do campo, na simplicidade da vida campeira e na bravura de sua história, tornou-se símbolo de coragem, de hospitalidade e de respeito à palavra dada. Que possamos, portanto, seguir cultivando as raízes que nos sustentam e os valores que nos transformam, lembrando sempre que o gaúcho não é apenas um habitante do pampa, mas sim um guardião de uma cultura que ensina respeito, amizade e liberdade”, finalizou Max.

Edson Varela Anterior

Edson Varela

10ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Campo Belo do Sul Próximo

10ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Campo Belo do Sul

Deixe seu comentário