Secretaria de Assistência Social e CRAS anitense promoveram reunião para prestar esclarecimentos e tirar dúvidas sobre condicionalidades de beneficiários
Durante a quinta-feira (10) as equipes da Secretaria de Assistência Social e do CRAS de Anita Garibaldi realizaram o primeiro encontro para explicações aos cadastrados e beneficiários de programas federais, como o Bolsa Família. Cerca de 200 pessoas participaram da reunião, que aconteceu no miniginásio da APAE.
O intuito de reunir, a princípio os moradores do centro e bairros da cidade, foi para esclarecer dúvidas e fomentar um contato mais próximo a respeito das exigências e condições para ser beneficiário dos programas.
De acordo com a assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Lucimar Zaparolli, não havia sido realizado nenhum encontro nesse segmento. “Esse foi o primeiro encontro, que é necessário para entender melhor sobre os assuntos”, disse Lucimar.
A equipe iniciou a explanação falando a respeito do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que é uma forma de identificação do grupo familiar em todo o contexto, inclusive, sobre a categoria de renda, podendo assim, tendo os dados, o órgão social classificar a possibilidade de participação nos programas oferecidos que envolvam a assistência social, como o Bolsa Família, cursos do Pronatec, carteira do idoso e Minha Casa Minha Vida.
Ao todo 1.482 famílias anitenses efetuaram o cadastro único junto à assistência social.
Atualmente Anita Garibaldi conta com 729 beneficiários do Bolsa Família, o que conforme informações do CRAS no mês de março de 2014 chegou a um recurso de R$ 117.816,00. Segundo a gestora do programa no município, Ticiana Dutra, há um conjunto de fatores determinantes para ser um beneficiário. “Além das exigências de condições da família é de extrema importância que o aluno frequente a escola, a carteira de vacinação deve estar em dia e o recadastramento precisa ser feito na regularidade de dois anos”, comentou a gestora, que enfatizou: “a responsabilidade de receber os direitos depende do cumprimento dos deveres”.
As unidades da Secretaria de Assistência Social e do CRAS estão à disposição para realizar os cadastros únicos, bem como os recadastramentos dos programas.
A perspectiva das profissionais é realizar mais encontros dessa categoria a fim de atender também as comunidades do interior.
Deixe seu comentário