logo RCN

Paulo Chagas

 

Dia de posses

A terça-feira foi o dia das posses dos deputados estaduais, federais e no senado. Por aqui, Elizeu Mattos (PMDB) foi um dos 40 deputados que tomou posse na manhã desta terça (1º), para a 17ª legislatura da Assembleia. Estava feliz da vida. Afinal este foi o primeiro mandato que conseguiu se eleger com todas as pompas. No anterior ele ficou suplente e acabou sendo incorporado como titular no decorrer do processo. A posse dele dos demais deputados contou com a presença do governador Raimundo Colombo (DEM) e do vice Eduardo Pinho Moreira (PMDB), além do prestígio de líderes como o prefeito Renato Nunes e o secretário de Finanças, Walter Manfroi, além de outros prefeitos da Serra Catarinense. Na ocasião, do deputado democrata, Gelson Merísio foi eleito por unanimidade para a presidência da Casa.

Briga no processo

O deputado Gervásio Silva (PSDB) busca na justiça o direito à vaga de suplente do partido e não da coligação. Ele requer a vaga deixada por Marco Tebaldi, convidado para ser o secretário de Educação no governo de Raimundo Colombo. Entre os Democratas a situação é a mesma. Dois deputados, Romanna Remor e Jovino Cardoso, exigem que as vagas sejam ocupadas por demistas e não por suplentes da coligação. As vagas são de Paulo Bornhausen e João Rodrigues - que assumem secretarias no governo Colombo. E a coisa anda assim: o presidente em exercício do DEM, João Paulo Kleinünbing, disse que partido vai lutar pelas vagas de suplente dos deputados federais, inclusive, se preciso for vai entrar com mandato de segurança. Caso haja mudança na regra da convocação dos suplentes, quem perde nessa nova conta é o PMDB e o PPS: os suplentes da coligação Carmen Zanotto (PPS), Valdir Colatto (PMDB) e Gean Loureiro vereador em Florianópolis não assumiriam as vagas em Brasília.

Câmara dos Deputados

Nova Câmara, que terá 46% de renovação, tomou posse nesta terça-feira pela manhã, sendo que 12% dos deputados são estreantes na política. Aliados do governo, 307. E, 95 são considerados independentes. São 233 novatos e 280 reeleitos. Santa Catarina tem 16 deputados federais e o O PMDB terá a maior bancada, com cinco representantes eleitos.

Bolívia é o destino de duas anitenses Anterior

Bolívia é o destino de duas anitenses

Famílias sem água potável em Anita Garibaldi Próximo

Famílias sem água potável em Anita Garibaldi

Deixe seu comentário