Intensificados os preparativos para a Cavalgada da Região dos Lagos
Pinhal da Serra, um verdadeiro canteiro de obras
Pinhal da Serra o pequeno município do Rio Grande do Sul que faz divisa com o município de Anita Garibaldi no estado catarinense, vem mostrando uma força e potencial de crescimento. Ficou conhecido após a construção da Usina Barra Grande e hoje pode ser considerado o município que mais se desenvolve na região dos lagos.
Pinhal da Serra o pequeno município do Rio Grande do Sul que faz divisa com o município de Anita Garibaldi no estado catarinense, vem mostrando uma força e potencial de crescimento. Ficou conhecido após a construção da Usina Barra Grande e hoje pode ser considerado o município que mais se desenvolve na região dos lagos.
Nessa edição confira entrevista com o Prefeito Ivandro Birck que fala sobre as principais atividades da festa e alguns investimentos e obras que estão sendo implantados no município.
Ivandro Birck, é natural de Pinhal da Serra, tem 38 anos, casado com Patrícia Teixeira Birck com quem tem um filho Vinicius Teixeira Birck com 6 anos. Ivandro está concluindo o curso superior em Processos Gerenciais e há 6 anos atua na política de Pinhal da Serra , como vereador e prefeito.
Correio dos Lagos - Como estão os preparativos e as expectativas da 2ª Festa da Integração?
Ivandro Birck - As expectativas são grandes. Organizamos a primeira festa tivemos algumas dificuldades devido ao parque mas nesse ano estamos mais estruturados. A festa do ano passado foi boa, e agora estamos mais experientes, certamente a festa ficará para história do município.
Correio dos Lagos – Qual o diferencial da festa desse ano?
Ivandro – Nesse ano investimos bastante na questão artística, onde irão participar 12 CTGs e com ótima premiação. Os bailes desse ano serão melhores com um dos melhores grupos gaúchos que são os Monarcas. Chiquito e Bordoneio também levará um grande público ao baile e não está na programação mas já está confirmado a presença do violinista Uruguaio Luci Ianel. Mas o ponto alto da festa certamente será o rodeio devido a tradição gaúcha ser muito forte em nosso estado.
Correio dos Lagos – O que mais o público irá encontrar no quesito atrações.
Ivandro – As gineteadas com ginetes profissionais e a presença do narrador Nilson Hofman um dos melhores do país. A invernada é outra atração, a dança é muito forte na região e estamos investindo nos pequenos e nos melhores professores. As trilhas de motos organizada pelo grupo Feras da Lama é outra atração que chamará um grande público. Espera-se a presença de mais de 200 motoqueiros e as gaiolas que também irão movimentar a festa e reunir um número expressivo de pessoas.
Correio dos Lagos – Quanto a premiação, isso empolgou os participantes?
Ivandro – Sim, serão mais de 60 mil em prêmios.
Correio dos Lagos – A festa da integração surgiu com a qual finalidade.
Ivandro - Não tínhamos uma festa que marcasse no município, tinha a festa do feijão, mas perdeu forças e pensamos em algo que viesse pra ficar e marcar o município. Os investimentos são para isso, pra que a festa venha e fique e aconteça todos os anos ou talvez a cada dois anos. A festa tá muito bem organizada perante o ano passado e todos estão ajudando. A festa é para a população por isso não iremos cobrar entrada no parque, nem em acampamento ou estacionamento, somente os bailes terão um valor simbólico, não visamos lucro.
Correio dos Lagos - Quais as entidades que contribuem com a organização da festa.
Ivandro - A prefeitura municipal, além das entidades tradicionalistas, os motoqueiros Feras da Lama, Cavaleiros do Pinhal e a Invernada Alma Pinhalense.
Correio dos Lagos - O local do evento, o parque foi construído para essa finalidade?
Ivandro - Sim o parque para a realização de festas e eventos do município, durante o ano todo a população poderá usufruir da estrutura, só nesse ano serão realizados cerca de 10 rodeios. No primeiro ano adquirimos o terreno, no segundo ano construímos o parque, mas ainda falta muita coisa o projeto é bem maior, são 17 hectares de terra e o lugar é muito bom, dentro da cidade de fácil acesso e está aberto a população sem custo algum durante todo o ano.
Correio dos Lagos – E o município de Pinhal da Serra como está hoje?
Ivandro - Iniciamos há 2 anos atrás o nosso plano de governo é pensar em melhorar a qualidade de vida da população e o nosso maior investimento é nas pessoas. A educação é o setor que estamos investindo, com vários projetos, de música, danças tradicionais, esporte, entre outros. A educação se transformou e hoje estamos melhorando a estrutura com o ginásio de esportes junto ao colégio com aulas em período integral, facilitando para o pessoal do interior que não podia participar das atividades. Nossa população é mais de 70% do interior e queremos dar condições de todos participarem de tudo sem exclusão.
E o nosso investimento é nos pequenos, o município só vai ir bem no futuro se os pequenos ficarem no município. Segundo dados do IBGE Pinhal da Serra foi o único município que aumentou a população, hoje são 2.120 habitantes.
Correio dos Lagos – Quais os outros setores que receberam investimentos
Ivandro – Todo o município está bem assistido mas na habitação construímos 99 casas que já foram entregues no interior. Melhorou bastante pois a moradia é uma das principais e 80% da população não tinha condições de construir uma casa. As casas possuem 42 m² e foram construídas com 40% de recursos federais e 60% municípais. Estamos iniciando a questão de britagem das estradas do município e devido a questão ambiental tivemos alguns impasses, mas está regularizado.
As estradas do interior serão britadas e vai melhorar bastante, pois queremos que a população fique no interior e o município cresça.
Na questão de saúde estamos trabalhando muito na prevenção com o PSF que está funcionando muito bem, a construção do posto de saúde da Serra dos Gregórios era um pedido da população que foi atendido, facilitando a vida dos moradores. Estamos desenvolvendo vários projetos como o fitoterápicos que foi iniciado e está indo muito bem. Já está bem avançado e a questão odontológica com próteses, com acesso facilitado para todos e gratuito e a prevenção nos colégios através da unidade móvel. A realização de ultrassom no posto de saúde contribuiu com a diminuição das viagens pra outros municípios.
Correio dos Lagos – Além da saúde, social e educação outro setor recebeu investimentos?
Ivandro - Na agricultura a patrulha agrícola foi ampliada com 2 tratores e 1 retroescavadeira e 4 horas gratuitas para os agricultores. Existem projetos na questão da pecuária de leite e corte para implantar no município e estamos buscando dar condições de estrada e suporte ao agricultor. Os pequenos frutos como a amora orgânica também é assistida pela administração com suporte de transporte e armazenamento . Hoje a economia é a agricultura através dos grãos de soja e milho. Queremos criar programas para que fique e outras administrações possam continuar e não criar expectativas que possam frustrar os agricultores.
O município hoje está bem, em passos lentos mas, não é só de obra que o município vive, buscamos investir nas pessoas.
Correio dos Lagos – Quer deixar uma mensagem a população de Pinhal da Serra e região?
Ivandro – Quero convidar a região para que participe da nossa festa que acontece de 14 a 17 de abril em nosso município. São muitas atrações e com certeza irá agradar todos os públicos, com ótima estrutura, segurança e muita atratividade. Tenham certeza que estamos preparando tudo com muito carinho para recebê-los.
Deixe seu comentário