logo RCN

Pintura será concluída até maio de 2013

Há três semanas foi iniciada uma nova parte do processo de restauração da Igreja Matriz Santa Bárbara

 A pintura feita anteriormente tem sido retirada de toda a fachada da construção, a qual tem revelado camadas de tinta que não eram conhecidas por muitas pessoas da cidade. Para quem está por fora da reforma e vê o templo sem parte dos vitrais e com a fachada toda descascada pode até pensar que a igreja está abandonada, mas na verdade os reparos pelos quais ela tem passado demandam de muita atenção dispensada, não só da parte dos que trabalham na reforma como também de toda a comunidade católica anitense.

Essa é a maior e mais completa reforma pela qual a igreja já passou desde que foi construída na década de 50, o que ajuda a explicar tamanhos gastos que envolvem o processo. De acordo com padre Sílvio de Freitas, pároco de Santa Bárbara, a atual etapa do projeto diz respeito à nova pintura, à iluminação, reparos na forração, aberturas e nas torres danificadas por infiltrações, além disso, a estrutura ficará preparada para receber o equipamento de som interno e externo. Ele diz que a principal dificuldade encontrada pela equipe que trabalha na reforma é que a igreja não foi construída para receber instalações elétricas por tubulações no piso e paredes, por isso mais tempo é exigido para se pensar no melhor modo como ela possa ser adaptada para receber novos equipamentos e instalações.
O investimento para esta etapa chegará a quase 112 mil reais. Espera-se que todo o valor seja arrecadado durante a próxima festa de Santa Barbara, a qual começa no dia 4 de dezembro. No ano passado, o dinheiro arrecadado com a festa deu início à reforma e este ano espera-se juntar ainda mais fundos para quitar a parte do projeto de restauração em andamento. Padre Silvio diz que caso não consigam reunir os R$112 mil com a festa, a quantia que faltar será dividida entre os membros da igreja, assim, cada família receberá um boleto para ajudar a quitar os custos. Ele espera que com a festa seja possível cobrir os gastos, por isso reforça o convite à comunidade para que ajudem e participem das festividades. 
A etapa em curso está prevista para ser finalizada em maio, para depois ser iniciada a parte final da restauração, com melhorias no piso e a troca de bancos.
 
Uma rede elétrica de verdade na portelinha Anterior

Uma rede elétrica de verdade na portelinha

Poço artesiano está perfurado há mais de seis anos mas comunidade sofre com falta de água Próximo

Poço artesiano está perfurado há mais de seis anos mas comunidade sofre com falta de água

Deixe seu comentário