Piscicultura sustentável ajudou produtores na melhoria de suas atividades
Abdon Batista, Anita Garibaldi, Campos Belo do Sul, Capão Alto e Cerro Negro estão recebendo em 2012 a implantação do projeto de piscicultura sustentável através do apoio do Fundo de Desenvolvimento Regional Sustentável (FDRS) da Enercan – Campos Novos Energia, em parceria com a Baesa – Energética Barra Grande, Instituto Votorantim e Epagri/SC.
Várias ações de melhoria na produção foram viabilizadas pelos parceiros aos produtores da região, como a revitalização dos açudes, implantação de controles e gestão eficiente da atividade e propriedade, repovoamento dos açudes com espécies indicadas para a região, número de alevinos adequado por metro quadrado, organização do processo de comercialização através de feiras municipais e capacitação técnica dos produtores.
A união dos parceiros com o FDRS pela Enercan, a Baesa, o Instituto Votorantim e a Epagri aportaram R$ 347.598,00 para o desenvolvimento deste projeto, sendo que o Instituto Votorantim é responsável por contribuir com R$ 128.500,00. O restante do valor fica por conta dos demais parceiros, que contribuem com recursos financeiros, gestão de pessoas, apoio técnico, fornecimento de alevinos e contrapartida dos produtores.
Projetos como o da piscicultura sustentável surgem como uma forma de contribuir para o desenvolvimento da região através da geração de renda e melhoria da qualidade de vida dos produtores participantes, gerando um impacto positivo na economia local.
Deixe seu comentário