Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
PREFEITOS EM AÇÃO Adjori SC apoia Congresso dos Municípios
Com cobertura da Agência Adjori de Jornalismo, entidade demonstrou apoio aos prefeitos catarinenses.
Representantes de inúmeras entidades participaram na tarde desta terça-feira (11), da abertura oficial do XII Congresso Catarinense de Municípios, em Florianópolis, organizado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam). A Associação dos Jornais do Interior de SC, Adjori SC, esteve representada por seu tesoureiro, José Roberto Deschamps, enquanto o presidente da entidade, Miguel Gobbi, cumpria agenda no Paraná. Deschamps destacou o papel da mídia impressa no interior do Estado nas questões ligadas ao municipalismo. Para ele, a imprensa é responsável por dar visibilidade às reivindicações das administrações municipais.
Deschamps ressaltou que a Adjori SC considera extremamente importante a mobilização dos prefeitos na busca de melhores condições de governabilidade. Ele destacou ainda que a imprensa, principalmente no interior, desempenha a função de divulgar o apelo dos gestores municipais por uma melhor distribuição dos recursos arrecadados através de impostos. “É preciso dar visibilidade ao pleito dos Executivos Municipais, e a mídia, em cada cidade catarinense, torna público este movimento, que busca novas alternativas de gestão”, destacou o tesoureiro.
Em entrevista à Agência Adjori de Jornalismo, o governador Raimundo Colombo enfatizou que as prefeituras possuem uma proximidade muito grande com a população. Além disso, disse ele, possuem também uma capacidade acentuada de realização de ações voltadas diretamente à comunidade. “Queremos potencializar esta condição, repassando mais recursos, fazendo mais parcerias. O fundam é um exemplo disso”, ressaltou. Colombo também demonstrou apoio aos municípios afirmando que a integração entre Poderes é fundamental para a qualidade do serviço público catarinense. O governador disse ainda que pretende se interar sobre as demandas dos prefeitos, com o intuito de encaminhar soluções aos problemas apresentados na Carta Municipalista Catarinense, entregue a ele momentos antes.
Para o presidente da Fecam (Federação Catarinense dos Municípios), Pedro Celso Zuchi, a dificuldade está em transformar em melhorias o imposto pago pelo cidadão. “A vontade do governante esbarra na burocracia, que acaba muitas vezes atrapalhando o desenvolvimento não só da cidade, mas de todo o país”, disse Zuchi. O dirigente criticou também a atuação dos parlamentares, os quais, segundo ele, não dão a devida atenção aos pleitos da entidade que representa as administrações municipais de Santa Catarina.
Logo após a abertura oficial do evento foi anunciada a nova diretoria da Fecam, que passará a ser presidida pelo prefeito de Taió, Hugo Lembeck, substituindo a equipe coordenada pelo prefeito de Gaspar, Celso Zuchi.
Veja abaixo a nova diretoria para a gestão 2014/2015
Presidente - prefeito de Taió, Hugo Lembeck
1º vice-presidente - prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori
2º vice-presidente - prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps
3º vice-presidente - prefeito de Balneário Piçarras, Leonel José Martins
1º secretário - prefeito de Otacílio Costa, Luiz Carlos Xavier
2º secretário - prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss
Deixe seu comentário