logo RCN

Produção de morangos ameaçada por falta de acesso

Detalhes que aparentemente são fáceis de resolver estão fazendo produtores de morango na Capela São Paulo temerem grandes prejuízos

 Há algumas edições mostramos os problemas pelos quais os produtores de leite da comunidade do Flor Azul, em Anita Garibaldi, têm passado. Agora fomos ao outro extremo do município para ver outro problema que vem incomodando alguns moradores da região rural anitense.

Na propriedade do senhor Antônio Vilmar de Almeida, onde são cultivados vinte mil pés de morango, o problema vem da estrada, ou melhor, da falta de uma estrada. O fato é que, para poder levar as frutas produzidas da lavoura até o caminhão do transporte, o produtor requisitou à administração um acesso de aproximadamente cem metros da estrada principal até a lavoura, passando pelo seu próprio terreno.
De acordo com o seu Almeida, houve vezes em que ele e os demais responsáveis pela produção tiveram que ficar até as dez horas da noite fazendo manualmente o transporte das caixas de morango da lavoura até a estrada. Foram cem metros percorridos várias vezes para poder levar todas as centenas de caixas da fruta que geralmente são produzidos por dia. “Tem dias que a gente teve que tirar as crianças da escola para ajudar a levar os morangos. São frutas muito delicadas e por isso não podemos perder tempo”.
A lavoura de Antônio é produzida em sociedade com o senhor Jorge de Cândido e agora há planos para aumentar a produção em mais um hectare, o qual já está sendo preparado. Porém, de acordo com Antônio, se a questão do acesso não for resolvida há risco de perder a lavoura. “Caso houvesse uma empresa que prestasse esse tipo de serviço no município, eu não ia atrás da prefeitura”, disse o produtor mostrando-se disposto a pagar pelo trabalho, uma vez que ele não quer perder os mais de vinte mil reais investidos na produção.
Um fato realmente irônico é que as máquinas da prefeitura estiveram fazendo reparos na estrada geral que passa em frente à propriedade de seu Antônio. Porém, mesmo estando lá, não realizaram o pedido que o produtor fez desde o dia 28 de setembro do ano passado. A estrada principal, mesmo após passar pelas melhorias, não está em condições realmente boas: a via é estreita e sinuosa em diversos pontos, complicando não somente a vida dos produtores de morangos da região, que precisam escoar a safra, mas também das crianças que precisam pegar o ônibus diariamente para ir à escola.
Como se não bastasse o acesso complicado que vem deixando a paz do interior em segundo plano, o tempo não tem colaborado muito ultimamente. “São quarenta mil litros de água usados diariamente na irrigação, mas o problema que a água tá faltando”, disse seu Antônio, ao mostrar a vertente de onde ele tira a água para a irrigação (vertente esta que também precisa de melhorias para facilitar a captação de água).
O projeto de produção de morangos no município de Anita Garibaldi tem ganhado muitos participantes. Foi bem divulgado e a secretaria de agricultura sempre disse estar a disposição dos agricultores, porém falhas como estas podem ser observadas. 
A questão ainda é a infraestrutura precária com a qual convivem os moradores de diversas regiões rurais do município. As terras são boas e a mão de obra é bem dirigida com a ajuda de técnicos experientes, porém o problema está fora das propriedades, assim que se cruza a porteira para estrada. 
Estas situações desfavoráveis, não somente ao trabalho como também a vida do homem no campo, têm atingido um número considerável de famílias no interior do município, de um lado ao outro – do Flor Azul a Capela São Paulo.
 
Promoção do N.M. Santo Antonio reúne centenas de pessoas Anterior

Promoção do N.M. Santo Antonio reúne centenas de pessoas

Estiagem: Anita pode decretar situação de emergência Próximo

Estiagem: Anita pode decretar situação de emergência

Deixe seu comentário