A colheita da uva na Cidade dos Lagos já iniciou e deverá ultrapassar 120 toneladas este ano.
Anita Garibaldi conta com dezoito produtores de uva, os quais juntos somam-se uma área de plantação superior a doze hectares. Dentre as variedades mais cultivadas destacam quatro espécies: Niagara Branca, Niagara Rosa, Bordô e Isabel.
A uva produzida no município é vendida in natura no comércio local e destinada à produção de vinho, o excedente é comercializado em cantinas na cidade de Videira.
Segundo o responsável pela Secretaria de Agricultura, Carlos Zanotto, “este ano a produção de uva sofreu um pouco em algumas regiões devido à geada fora de época, porém durante a maturação houve uma pequena quantidade de chuvas contribuindo na qualidade”, comentou Zanotto, colocando que a atual administração vem incentivando e dando o suporte necessário a cultura e a intenção é retomar o programa da uva para que mais áreas sejam implantadas. “Esta é uma cultura rentável, a venda é garantida e damos todo o incentivo, como assistência técnica, transporte do produto da propriedade até as cantinas, dentre outros”, comentou.
A propriedadedo senhor Valdir de Matos, na localidade do Marmeleiro, foi visitada. Para ele, a produção deste ano foi boa. “Vamos obter um bom lucro com a comercialização do produto, pois a venda é garantida e o preço é compensador”, comenta o produtor.
A filha Jaíne de Fátima Matos, 15 anos, ajuda no cultivo e ressalta: “acredito que as propriedades rurais ,para obter sucesso, devem diversificar a produção para que possam ter mais lucros e o cultivo da uva é uma boa opção”, enfatiza a jovem.
De acordo com o Prefeito de Anita Garibaldi, Ivonir Fernandes, “o cultivo da uva em nosso município vem crescendo a cada ano e a intenção da administração municipal é incentivar cada vez mais, para que mais produtores passem a cultivar, pois sabemos que é uma cultura rentável e merece toda atenção do poder executivo municipal”, finalizou.
Deixe seu comentário