Intensificados os preparativos para a Cavalgada da Região dos Lagos
Programa Empreendedor Rural de Abdon Batista é destaque no estado
O programa Empreendedor Rural, promovido pelo Senar, em parceria com Sindicato do Produtor Rural de Abdon Batista e a Souza Cruz, realizou nos dia 16 e 17 de novembro em Florianópolis a formatura dos 17 participantes do curso
O programa Empreendedor Rural, promovido pelo Senar, em parceria com Sindicato do Produtor Rural de Abdon Batista e a Souza Cruz, realizou nos dia 16 e 17 de novembro em Florianópolis a formatura dos 17 participantes do curso que teve início em junho deste ano e sua conclusão em outubro com uma carga horária de 136 horas.
O Curso reconhecido como um dos melhores já realizado no estado de acordo com o orientador Agrícola, Rene Orestes, teve por objetivo oferecer aos participantes ferramentas que contribuíssem com o desenvolvimento pessoal e com a gestão do agronegócio e desenvolver as características empreendedoras do produtor rural.
A supervisora do Senar da região Meio Oeste, Lucia Helena Medeiros Alamino, destaca o empenho do presidente do Sindicato Rural, João Bosco Wilpert, bem como do orientador agrícola da Souza Cruz, Rene Orestes Celso, como grandes colaboradores do sucesso do programa, que ficou evidenciado durante a certificação dos participantes em Florianópolis. ?Os participantes tiveram destaque no evento pela organização e desempenho que foram evidenciados pelos projetos concluídos e os depoimentos proferidos?, comentou a supervisora.
Além de apresentar subsídios para a implantação de novos mecanismos no campo o curso serviu para esclarecer dúvidas dos participantes e demonstrar a importância da agricultura e de um agricultor informado no meio rural. Serviu também para diminuir o êxodo rural, mostrando as viabilidades que o campo disponibiliza a quem se dedica a ele e dele tira o seu sustento.
?O mundo está mudando, mas o ser humano está longe de alcançar uma forma mais digna de se viver?, essa foi uma das frases dita por uma das participantes do curso Joseane Mocelin Simones, que comentou ainda que o Senar, o Sindicato dos Produtores Rurais em parceria com a empresa Souza Cruz, sendo representada no município de Abdon Batista pelo Orientador Agrícola Rene, deram uma chance para conseguirmos alcançar esta forma digna de vida. ? Eles nos deram a oportunidade de participarmos do curso, mostrando-nos uma visão mais clara do qual é o nosso papel na sociedade, melhorando a qualidade de vida das nossas famílias, abrindo novos caminhos, mostrando novos horizontes, aumentando o nosso capital social, e conquistando o nosso espaço como empresário rural. Participar do PER, junto com meu marido, foi uma oportunidade única, um desafio enfrentado com muita dedicação, buscando e aproveitando as oportunidades, olhando o mundo diferente, com entusiasmo, comprometimento, com persistência. Agindo diante dos obstáculos?.
A participante disse também que o curso serviu para avaliar as alternativas e calcular riscos, estabelecendo metas e objetivos que são desafiantes e tem significado pessoal. Buscar informações, definir metas a longo prazo, claras e específicas, planejando e dividindo tarefas e principalmente trabalhando juntos.
A participação da família, do irmão, do marido, da esposa, do pai, ou do sócio é fundamental num curso como o PER, onde se aprende a administrar a empresa, avaliando resultados, os riscos do dia-a-dia, onde o planejamento e trabalho são fundamentais para a obtenção do resultado esperado.
?Tudo o que existe hoje de grandioso, foi antes um sonho, os vencedores se dedicam em realizar seus sonhos, transformando-os em objetivos, mobilizando o seu potencial e agindo com disciplina em direção à vitória que nos espera é a esperança de um futuro certo. E o orgulho de sermos empresários rurais é saber que podemos evoluir sem avançar os limites estabelecidos. Temos prazer em ser empresários rurais porque encaramos nossa profissão com todas as vantagens, que nos proporciona o prazer em trabalhar, assumir e valorizar a profissão é vivê-la com dignidade e dedicação, enaltecendo com as atitudes a sua importância. O nosso futuro será cada vez melhor, se encararmos com responsabilidade a função e o papel de empresário rural?, finalizou, Joseane Mocelin Simiones.
A próxima etapa do programa será a avaliação dos projetos através de uma banca de especialistas onde os três melhores projetos do estado serão enviados para a empresa BSL e participarão do concurso de âmbito nacional que elegerá entre os 26 estados da federação o melhor projeto.
O orientador da Souza Cruz, Rene Orestes, agradeceu e parabenizou o Jornal Correio dos Lagos pela excelente cobertura realizada durante todo o curso realizado em Abdon Batista e já convoca para participar da divulgação dos próximos cursos que serão realizados no ano de 2011.
O curso contou com diversos palestrantes e autoridades durante o período de realização entre eles Vilson Ghidorsi Facilitador, Clinio Bernardi, Gerente de finanças da Souza Cruz, Enori Barbieri, Secretário de Agricultura, prefeito Luiz Antonio Zanchetti, José David Manchein Presidente da Credicanoas, Michael Romano Gerente do Banco do Brasil, Vanderlei Corona responsável pelas questões jurídicas , Juliano Pinheiro veterinário, Rene Orestes Celso Orientador da Souza Cruz, Lucia de Medeiros Alamino Supervisora do Senar/SC e Emerson Gava representante do Senar/SC.
Deixe seu comentário