Alternativa de renda apresenta bons resultados em sua produção.
O projeto de piscicultura de Água Doce, desenvolvido nos municípios de Campo Belo do Sul, Capão Alto, Anita Garibaldi, Abdon Batista e Cerro Negro ,com implantação pela Associação para Desenvolvimento Regional Sustentável e a Epagri, em parceria com a Enercan – Campos Novos Energia, BAESA – Energética Barra Grande, Votorantim Energia, Instituto Votorantim e Ministério da Pesca apresentou excelentes resultados após acompanhamento técnico realizado recentemente.
O projeto beneficia diretamente trinta famílias, sendo seis por município, com ações relacionadas a revitalizações dos açudes, capacitação de produtores, distribuição de alevinos e acompanhamento técnico.
Durante os meses de abril e maio, conforme previsto, deu-se continuidade à realização do levantamento ictiométrico nos açudes. Esse trabalho consiste em acompanhar o desenvolvimento dos alevinos, da medida e peso, da verificação da qualidade da água, levando em consideração Ph, temperatura, cor, turbidez, visibilidade, oxigênio, n-amoniacal e adubação.
Os resultados obtidos são considerados satisfatórios e dentro do esperado para o projeto até o presente momento. Em alguns casos, as expectativas foram superadas, mostrando que após um período de quatro a seis meses da soltura dos alevinos nos tanques, o peso médio já ultrapassa 500 gramas, um excelente resultado para o período, segundo a equipe técnica da Enercan, Baesa, Epagri e CAV/UDESC que acompanharam o monitoramento.
A despesca dos açudes está prevista a partir de setembro de 2013, com finalização em abril e maio de 2014. O projeto estima uma produtividade mínima de 75 toneladas, sendo previsto 2.500 kg por produtor. Porém, a expectativa é que a produção alcance cerca de cem toneladas.
Deixe seu comentário