logo RCN

Projeto de piscicultura apresenta excelentes resultados

Alternativa de renda apresenta bons resultados em sua produção.

 O projeto de piscicultura de Água Doce, desenvolvido nos municípios de Campo Belo do Sul, Capão Alto, Anita Garibaldi, Abdon Batista e Cerro Negro ,com implantação pela Associação para Desenvolvimento Regional Sustentável e a Epagri, em parceria com a Enercan – Campos Novos Energia, BAESA – Energética Barra Grande, Votorantim Energia, Instituto Votorantim e Ministério da Pesca apresentou excelentes resultados após acompanhamento técnico realizado recentemente.

O projeto beneficia diretamente trinta famílias, sendo seis por município, com ações relacionadas a revitalizações dos açudes, capacitação de produtores, distribuição de alevinos e acompanhamento técnico.
Durante os meses de abril e maio, conforme previsto, deu-se continuidade à realização do levantamento ictiométrico nos açudes. Esse trabalho consiste em acompanhar o desenvolvimento dos alevinos, da medida e peso, da verificação da qualidade da água, levando em consideração Ph, temperatura, cor, turbidez, visibilidade, oxigênio, n-amoniacal e adubação.
Os resultados obtidos são considerados satisfatórios e dentro do esperado para o projeto até o presente momento. Em alguns casos, as expectativas foram superadas, mostrando que após um período de quatro a seis meses da soltura dos alevinos nos tanques, o peso médio já ultrapassa 500 gramas, um excelente resultado para o período, segundo a equipe técnica da Enercan, Baesa, Epagri e CAV/UDESC que acompanharam o monitoramento.
A despesca dos açudes está prevista a partir de setembro de 2013, com finalização em abril e maio de 2014. O projeto estima uma produtividade mínima de 75 toneladas, sendo previsto 2.500 kg por produtor. Porém, a expectativa é que a produção alcance cerca de cem toneladas.
 
APAE de Celso Ramos inaugura Projeto de Captação de água da chuva Anterior

APAE de Celso Ramos inaugura Projeto de Captação de água da chuva

Há pepinos na lavoura de morangos? Próximo

Há pepinos na lavoura de morangos?

Deixe seu comentário