Administração municipal cancela a 1ª Expo Anita e 8ª Festa do Migrante
RESPONSABILIDADE E IRRESPONSABILIDADE
No dicionário essas palavras tem o significado de:
RESPONSABILIDADE - Obrigação de responder pelas ações próprias ou dos outros.
- Caráter ou estado do que é responsável.
IRRESPONSABILIDADE - Qualidade daquele a quem não se pode atribuir responsabilidade pela prática de ilícito penal ou civil.
Vejamos, essas palavras foram por muitas vezes falada, escritas e comentadas nas redes sociais no início desta semana, devido a um fato um tanto quanto triste e irresponsável perante a situação em que o mundo vive de pandemia e a nossa região enfrenta com o calvário da falta de leitos, dos números alarmantes de infectados pelo coronavírus e pela quantidade absurda de mortes causadas pela doença.
Quantas famílias estão há mais de um ano privadas do convívio familiar, por um único objetivo: preservar a vida, e quando se menos espera, vídeos circulam nas redes sociais mostrando a total irresponsabilidade de um grupo de pessoas, principalmente jovens que resolveram arriscar a própria vida e a vida de quem amam (ou deveriam amar), por momentos de diversão, bebedeira nas chamadas festas clandestinas ou o famoso tendel.
Realmente quando dizem que o brasileiro deve ser estudado, a de se concordar que situações como a apresentada nos vídeos, merecem ser estudadas. O receio e o medo da doença provavelmente não fazem parte da vida de quem frequenta e organiza "eventos" como este em meio a uma pandemia em que o vírus circula sem que apresente uma carteirinha dizendo que ele está ali.
Aí, alguém pode questionar que o vídeo não foi feito agora, mas se pararmos para analisar a música que era tocada, não é dos tempos que não existia pandemia e sim se trata de uma música recentemente lançada.
Não é nosso papel julgar, mas sim apresentar os fatos e relatar o que acontece na região, e fatos assim chamam a atenção pelas duas palavras citadas logo no início deste editorial. A falta de responsabilidade ou a irresponsabilidade tem o mesmo significado neste contexto, em que a vida de cada um que participava e participa de festas assim, foi colocada em risco e podendo colocar outras vidas na mira do vírus também.
Denunciar? Multar? Prender?
Isso de nada adianta se a consciência de que o FICAR EM CASA é o mais correto a se fazer neste momento. Não adianta, como dize o ditado: "Dar murro em ponta de faca", que cenas lamentáveis, como esta, serão frequentes mesmo com tantas mortes decorrentes da doença e a falta de leitos de UTI. Não se esqueçam: foi o tempo em que as mortes e os internamentos eram de idosos, hoje, jovens com 20, 30 anos estão perdendo a vida, muitos estão lutando para respirar e você aí, brincando de roleta russa com a própria vida.
Deixe seu comentário