Intensificados os preparativos para a Cavalgada da Região dos Lagos
Rio Canoas esclarece critérios de remanejamento no Ministério Público em Lages
Na última quarta-feira (10), o presidente da Rio Canoas Energia S/A, Luiz Alberto Küster, participou de reunião para apresentar diretrizes
A apresentação também está sendo feita nas comunidades atingidas pela Usina Hidrelétrica Garibaldi para esclarecer população abrangida.
Na última quarta-feira (10), o presidente da Rio Canoas Energia S/A, Luiz Alberto Küster, participou de reunião para apresentar as diretrizes de remanejamento e compensação da população atingida pela Usina Hidrelétrica Garibaldi ao Procurador Geral da República, Nazareno Jorgealém Wolff, na sede do Ministério Público Federal, em Lages. Estiveram presentes também o representante da FATMA, Glaucio Capelari e imprensa regional.
O encontro serviu para esclarecer as principais dúvidas referentes à indenização e reassentamento da população que vive na área do futuro reservatório da Usina. A reunião marca a etapa anterior ao início do processo de negociação e o documento apresentado prevê ações que serão desenvolvidas para a realocação da população que se encontra na área do futuro reservatório da UHE Garibaldi. Desde o início de agosto ocorrem reuniões nas comunidades abrangidas pela usina justamente para apresentar o processo de indenização e reassentamento das famílias atingidas. De acordo com Wolff, esses encontros devem agilizar o processo de implantação do empreendimento. "Com o esclarecimento das pessoas e o fechamento das indenizações das propriedades, o empreendimento deve avançar cada vez mais rapidamente e sem nenhum tipo de transtorno", declarou o Procurador.
Para o presidente da Rio Canoas, Luiz Alberto Küster, as reuniões de esclarecimento acontecem justamente com esse objetivo. "A empresa está dando sequência à política de informação e está explicando à população que será afetada pelo reservatório da usina de quais são os nossos procedimentos, critérios e prazos", disse.
Reuniões prosseguem
Rio Canoas Energia continua promovendo encontros nas comunidades da área de influência direta da UHE Garibaldi. Até agora, já foram realizadas mais de 15 reuniões entre representantes da Rio Canoas, moradores de comunidades da área de influência direta do empreendimento e poder público dos cinco municípios atingidos – Abdon Batista, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, São José do Cerrito e Vargem.
Foi registrada a participação de mais de 200 moradores, que têm recebido as equipes técnicas da empresa com tranquilidade. Entre as localidades visitadas estão: Ponte do Canoas (São José do Cerrito), Barra Grande, São Paulo e São Roque (Abdon Batista), Barra dos Camargos (Cerro Negro) e Assentamento Vitória dos Palmares (Vargem).
Nesta semana, na terça-feira (16), os encontros acontecem na localidade Ponte do Canoas, em São José do Cerrito, e na comunidade Laranjeiras, em Vargem. Na quinta (18), as reuniões ocorrem à tarde, nas comunidades São Pedro e Santa Rita, também no município de Vargem.
Se você é atingido e quer fazer uma reunião na sua comunidade procure um representante da empresa na Av. 26 de Abril, 825, em Abdon Batista, ligue para: (49) 3545-1220, ou ainda envie um e-mail para garibaldi@fabricacom.com.br.
Deixe seu comentário