Santa Catarina registrou o saldo de 27.891 postos de trabalho com carteira assinada criados em fevereiro.
O número, que representa a diferença entre admissões e demissões, é recorde histórico para um único mês no Estado. É também o segundo maior do país em fevereiro, atrás apenas de São Paulo, que registrou o saldo de 77.928 vagas no mês passado.
Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados na tarde de segunda-feira, 17, em coletiva do Ministro do Trabalho, Manoel Dias, e do governador Raimundo Colombo, em Florianópolis. No país, o saldo de fevereiro atingiu a marca de 260.823 vagas.
“São dados muito positivos. E a geração de emprego tem um ganho social extraordinário, garantindo bem-estar para a população. Santa Catarina vem crescendo acima da média nacional e nos últimos meses batendo uma série de recordes. O mês de fevereiro realmente trouxe números extraordinários e isso me deixa animado para que a gente possa acelerar cada vez mais o desenvolvimento do nosso Estado”, destacou o governador Raimundo Colombo.
O ministro Manoel Dias demonstrou otimismo para os próximos meses. “Fevereiro é o mês mais curto do ano e já garantiu estes indicadores. E em 2014, ainda teremos a Copa do Mundo. Com certeza, esse crescimento vai continuar. O próximo desafio é melhorar esses empregos, garantindo a qualificação dos trabalhadores para novas vagas e trazendo inovação para que as empresas sejam mais competitivas”, ressaltou.
O ministro falou também sobre o bom momento catarinense: “Santa Catarina historicamente foi um Estado de vanguarda, sempre à frente no que diz respeito às novas tecnologias e programas de qualificação profissional. A instalação de novas plantas de tecnologia e da fábrica da BMW no Estado é a comprovação dessa qualificação da mão de obra”.
Outro indicador recorde para os catarinenses em fevereiro foi a taxa crescimento em relação ao estoque de assalariados do mês anterior: Santa Catarina atingiu ganho de 1,4% em fevereiro, o maior índice entre os estados brasileiros.
Os setores que mais se destacaram no Estado no mês passado foram a indústria de transformação (com saldo de 13.180 vagas) e o de serviços (7.051 vagas). E as cidades que lideraram a geração de vagas em SC foram: Joinville (3.310), Blumenau (3.008), Jaraguá do Sul (1.618) e Florianópolis (1.410).
Em janeiro, Santa Catarina já havia sido destaque na geração de empregos no país, com o saldo de 18.317 vagas geradas, o maior resultado entre todos os estados. Nos últimos 12 meses, considerando fevereiro, o saldo acumulado chega a 85.609 novos postos de trabalho no Estado.
As vagas em Anita
Em Anita Garibaldi o número de pessoas que procuram o SINE na busca por uma vaga de emprego é grande, segundo informa a responsável pelo setor Aldaci Martins Varela. Em fevereiro o SINE encaminhou cerca de vinte pessoas para vagas de emprego a grande maioria para a empresa BRF de Campos Novos e Capinzal. De acordo com Aldaci a procura por emprego através do Sino chega em média a 12 pessoas por dia. “O grande problema enfrentado no município é que os empresários não cadastram suas vagas de emprego no SINE, muitos contratam particular e como grandes empresas são poucas na cidade e região a oferta de emprego é baixa”, comentou a responsável destacando que muitas pessoas acreditam que o SINE é um setor responsável somente por fazer carteiras de trabalho e encaminhar o seguro desemprego, porém o seu principal papel é intermediar a mão-de-obra e oferecer oportunidades de emprego. Somente no ano de 2013 foram confeccionadas 278 carteiras de trabalho e 289 encaminhamentos de seguro desemprego, um número elevado comparado a quantidade de encaminhamentos para vagas de emprego que ultrapassaram as setentas vagas até agosto de 2013, sendo destas apenas dezessete permaneceram no emprego. Aldaci destaca que quanto maior a procura tanto por empresas para ofertar vaga de emprego como para quem procura uma vaga, maior são os benefícios para o município. Para este ano de 2014 estão programados cerca de dez cursos de aperfeiçoamento que poderão acontecer no município.
BRF oferece vagas de emprego
Na terça-feira (18), dia em que o estado anunciava os melhores índices de emprego no estado uma das empresas da região que emprega um grande número não só de anitenses mas de outras cidades é a BRF - Capinzal e os representantes da empresa Marcos e Jarbas pertenceram durante todo o dia na praça central oferecendo vagas de emprego. Salários, benefícios, dúvidas sobre a atividade a ser desempenhada entre outras questões puderam ser esclarecidas. “Hoje recebemos a visita de mais de vinte pessoas em nosso stander, isso demonstra o interesse da população pela busca de um emprego. Hoje dos municípios de Campo Belo do Sul, Cerro Negro e Anita, recebemos cerca de 100 colaboradores e pretendemos aumentar esse número”, comentou Jarbas.
A empresa tem unidades em Campos Novos e Capinzal e quem estiver a procura de uma oportunidade de emprego é só procurar o posto do SINE para maiores informações.
Top 10 dos estados em fevereiro
Estado / Saldo de vagas (diferença entre admissões e demissões) / taxa de crescimento
Brasil - 260.823 / 0,64%
São Paulo - 77.928 / 0,61%
Santa Catarina - 27.891 / 1,40%
Rio Grande do Sul - 26.487 / 1,0%
Rio de Janeiro - 25.820 / 0,67%
Paraná - 25.612 / 0,94%
Minas Gerais - 22.714 / 0,53%
Goiás - 12.554 / 1,04%
Bahia - 7.420 / 0,41%
Mato Grosso - 7.418 / 1,14%
Ceará - 7.231 / 0,61%
Deixe seu comentário