logo RCN

Satisfação pessoal e profissional

Celso Ramos é conhecida como a terra da Cana de Açúcar, pela produção de cachaça e seus derivados e pela tradicional Festa realizada no município.

Celso Ramos é conhecida como a terra da Cana de Açúcar, pela produção de cachaça e seus derivados e pela tradicional Festa realizada no município.

A cana bem como o feijão, milho e fumo fazem parte das lavouras dos agricultores no interior do município, mas pensando em uma nova fonte de renda e a permanência no campo a prefeitura municipal investiu no projeto de vinicultura, o plantio das uvas.

Implantado em 2007, o projeto já vem colhendo bons frutos, tanto em qualidade quanto em satisfação pessoal e lucratividade para quem investiu.

Exemplo disso é o agricultor Carlos Grassi, morador da comunidade de Nossa Senhora do Caravágio que acreditou no projeto e hoje colhe a segunda safra. "No começo tive medo de investir, pensava no comércio em como iria vender". Carlos reservou ½ hectare de terra para as uvas que na maioria são da qualidade Bordô e nesse ano espera colher cerca de 15 toneladas do fruto.

Os produtores de Celso Ramos que hoje são sete, têm a venda garantida. As vinícolas Randon de Pinheiro Preto e Panceri de Ibiam garantiram a compra de todo o fruto produzido.

"Não existe cultura que produza quantidade, qualidade e valor agregado como a uva", comentou o agricultor que pretende ampliar a produção no próximo ano.

Ele comenta que a pior terra que tinha na propriedade foi a escolhida para o plantio das parreiras e essa terra é exclusiva para o parreiral. Ele pretende investir no tratamento das uvas e vai comprar um trator e pulverizador para facilitar os trabalhos.

O produtor diz que os cuidados são essenciais e conta com a mão de obra familiar de sua esposa e filhos. A filha mais velha é o braço direito e está contente em trabalhar com a plantação de uvas. "É bem melhor do que qualquer outra coisa", comentou a filha Clarice.

A esposa Alzira também está satisfeita com a produção.

Andando pelos parreirais o aroma do fruto maduro chama mais atenção do que o próprio fruto, sendo um convite para visitar os parreirais e degustar um cacho de uva embaixo das parreiras.

A satisfação está estampada nos olhos do produtor que já pensa em diminuir a produção de fumo e ampliar a produção da uva, que garante bons frutos e um bom dinheiro no final da safra.

Cerro Negro castigada com as chuvas de terça-feira Anterior

Cerro Negro castigada com as chuvas de terça-feira

Ligações com mesmo DDD terão custo local Próximo

Ligações com mesmo DDD terão custo local

Deixe seu comentário