Administração municipal cancela a 1ª Expo Anita e 8ª Festa do Migrante
SC adota novo modelo para selecionar médicos residentes
Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Associação Catarinense de Medicina (ACM) mudará, a partir de agora, a forma da realização dos processos seletivos para residência médica em Santa Catarina.Com a assinatura do acordo entre a ACM e a SES, a prova de conhecimentos gerais abrangendo as áreas básicas em clínica médica, cirurgia, ginecologia-obstetrícia, pediatria e medicina preventiva será aplicada pela própria ACM, que contará com apoio logístico da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs). Até então essa prova era aplicada pela Secretaria de
Há 40 anos a entidade gaúcha é responsável pela execução da prova no Rio Grande do Sul. A mesma proposta de avaliação será aplicada em Santa Catarina. Esta é a principal etapa classificatória do processo seletivo.A cada ano, os egressos das faculdades de Medicina tentam entrar em programas de residência médica por meio de processos seletivos públicos, normatizados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e aplicados pelos programas de cada hospital.
O processo seletivo para residência médica realizado pela SES para as suas 14 unidades hospitalares sempre foi considerado dispendioso, com a oferta de 37 programas e 192 vagas a cada ano para os municípios de Florianópolis, São José, Joinville e Lages, sempre com mais de mil inscritos.Além da redução de custos para o Estado, o novo sistema implicará no aumento da qualidade dos processos seletivos com uma abrangência maior, permitindo que os demais hospitais catarinenses com programas de residência médica possam aderir à prova da ACM. Isso facilitará e agilizará o ingresso dos médicos residentes selecionados em seus quadros.
Deixe seu comentário