logo RCN

SDS apresenta projetos da Nova Economia Catarinense para governador Raimundo Colombo

O governador Raimundo Colombo conheceu os programas e projetos da Nova Economia Catarinense, iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), durante a visita à nova sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC), na segunda-feira, 30/09. Colombo cumprimentou as equipes envolvidas nas ações. ?Parabéns a todos por este trabalho que irá produzir em bons resultados. São projetos realmente extraordinários e de boas perspectivas?, elogiou o governador.

 A reunião foi aberta pelo secretário da SDS, Paulo Bornhausen. “Nesta apresentação, o governador Colombo conseguiu visualizar as ações, as metas e as próximas entregas que serão feitas pela SDS”, destacou Bornhausen. Os trabalhos foram conduzidos pela secretária-adjunta da SDS, Lucia Dellagnelo. “Com a Nova Economia Catarinense, o Governo do Estado atende do empreendedor individual às grandes empresas com ações inclusivas, a partir das quais todos poderão se beneficiados, ao mesmo tempo em que investe na formação de um cidadão inovador com a criação de ambiente no qual ele possa empreender com inovação”, introduziu Lucia.

Na área de desenvolvimento econômico, o Sebrae/SC é parceiro da SDS em cinco ações: Juro Zero – para microempreendedores individuais; Polos Industriais – para micro e pequenas empresas; Desenvolvimento Territorial – para municípios com baixa densidade empresarial e menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); Economia Verde e Solidária – para projetos de utilização de resíduos sólidos por cooperativas e associações de baixa renda; e Startup SC – para empreendimentos inovadores na área digital.

O diretor superintendente do Sebrae/SC, Guilherme Zigelli, lembrou a elaboração destes projetos em parceria com a SDS. “No início desta gestão, o governador nos deu o desafio de elaborar um projeto para empreendedores individuais e micro e pequenas empresas que tivesse começo, meio e fim. Criamos um conjunto de ações, aprovamos no conselho do Sebrae/SC e hoje já temos muitos resultados para apresentar”, comemorou. O Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Alcântaro Corrêa, e o diretor administrativo financeiro da instituição, Sérgio Fernandes Cardoso, também participaram da reunião.

Para a secretária-adjunta da SDS, a Nova Economia Catarinense é resultado da seleção de prioridade, metas e parcerias. “Fizemos uma seleção clara dos nossos objetivos e escolhemos parceiros estratégicos que nos deram capilaridade para alcançar chegar a todos os cantos de Santa Catarina, a todos os atores das cadeiras produtivas catarinenses”, descreveu.

Além das ações em parceria com o Sebrae/SC, a Nova Economia Catarinense conta com outros projetos para a área de investimentos, inovação e meio ambiente: a atração de grandes empreendimentos, como a BMW; o Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec) – voltado para grandes empresas do setor industrial; o Inova@SC – com onze centros de inovação a serem instalados em diferentes cidades catarinense; Tecnova/SC – com estímulo à inovação em micro e pequenas empresas; o Sinapse da Inovação – para apoio a ideias inovadoras; Educação TEC – que propõe metodologias inovadoras de ensino; Geração TEC – para capacitar jovens para o setor de tecnologia; além de ações para o fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas; a elaboração, sem custos para as prefeituras, dos planos municipais de gestão de resíduos sólidos e os planos municipais de saneamento básico; e o Levantamento Aerofotogramétrico, entregue em todos as cidades catarinense.

PRINCIPAIS RESULTADOS:

Juro Zero
R$ 47,7 milhões já emprestados em mais de 17 mil operações de crédito

Polos Industriais
2.409 micro e pequenas empresas de 47 polos setoriais atendidas
1.657 consultorias tecnológicas já realizadas

Desenvolvimento Territorial
94 planos estratégicos de desenvolvimento municipal elaborados

Economia Verde e Solidária
41 projetos pré-selecionados

Startup SC
40 startups selecionadas em duas edições

Centro de Inovação
11 Centros de Inovação em 11 municípios catarinenses

Tecnova/SC
Edital para inscrição dos projetos está aberto. Para consulta-lo, acessewww.fapesc.sc.gov.br.

Sinapse da Inovação
172 empresas selecionadas e contratadas
Edital para inscrição dos projetos na 4ª edição está aberto. Para consulta-lo, acesse www.sinapsedainovacao.com.br.

Geração TEC
2.139 capacitações já realizadas

Comitês de Bacias
278 municípios cobertos por Comitês de Bacias Hidrográficas em Santa Catarina

Planos Municipais de Gestão de Resíduos Sólidos
176 municípios receberão os planos sem custo

Planos Municipais de Saneamento Básico
179 municípios receberam os planos sem custo

Levantamento Aerofotogramétrico
Todos os municípios receberam os dados geoespaciais das suas áreas

Detentos irão trabalhar na produção de barcos Anterior

Detentos irão trabalhar na produção de barcos

Próximo

Saúde e doença

Deixe seu comentário