Encontro aconteceu no Centro de Educação Ambiental de Anita Garibaldi e visa a elaboração de plano estratégico.
O Governo de Santa Catarina, em parceria com o SEBRAE/SC, vem desenvolvendo nas mais diversas regiões do estado o Programa Novaeconomi@sc, que comporta o projeto de Polos Multi Setoriais em Áreas de Baixo Desenvolvimento Econômico, o projeto de Fortalecimento e Expansão de Polos Industriais e Polos Setoriais Ligados à Economia Verde, além de apresentar o acesso ao Programa de Microcrédito com Juro Zero.
Diversos municípios da Região dos Lagos estão participando do Novaeconimi@sc, incluídos no Projeto de Polos Multi Setoriais em Áreas de Baixo Desenvolvimento Econômico. Anita Garibaldi é um desses municípios, e no último dia 8 sediou um seminário de diagnóstico para a elaboração do plano estratégico de desenvolvimento.
O plano tem como objetivo preparar um ambiente favorável ao desenvolvimento socioeconômico do município, promovendo a cooperação entre atores em torno de um plano de desenvolvimento comum. Além disso, deve ser feita a identificação de fatores restritivos que, tanto interna como externamente, impedem o desenvolvimento territorial, assim como fatores que possam facilitar ou potencializar ele. Com a conclusão do plano também espera-se identificar e priorizar projetos que permitam a evolução do grau de desenvolvimento sustentável do território.
O plano estratégico faz parte da segunda fase do projeto, o qual visa preparar um ambiente favorável ao desenvolvimento socioeconômico dos municípios através do incentivo à criação de pequenos negócios com a articulação de parcerias institucionais públicas e privadas.
Para mensurar o grau de desenvolvimento de cada município, o SEBRAE se baseia em dados oriundos do sistema de indicadores municipal de desenvolvimento sustentável da FECAM e dos relatórios municipais que fazem parte da série "Santa Catarina em Números".
O próximo passo é a realização do Seminário de Planejamento, que acontecerá no dia 15/07/2013 às 14h no Centro de Educação Ambiental (Casa de Barro), em Anita Garibaldi.
Deixe seu comentário